Uece homenageia Edgar Morin com Título de Doutor Honoris Causa

23 de setembro de 2010 - 15:39 #

Fortaleza, 23/09/2010 – O pensador francês Edgar Morin foi homenageado com o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), por intermédio do reitor, professor Francisco de Assis Moura Araripe, na noite dessa quarta-feira (22/09), durante sessão solene do Conselho Universitário (Consu), no auditório Paulo Petrola, no Campus Itaperi.

Morin foi representado por Vincent Defounry, da Unesco no Brasil, e pela professora pesquisadora da Universidade Católica de Brasília, Maria Cândida Moraes, presidente e vice-presidente da Conferência Internacional dos Sete Saberes, respectivamente. Em mensagem escrita, Morin pediu desculpas por não ter recebido pessoalmente a honraria, ainda parabenizou e agradeceu o título e o grande evento realizado pelas instituições já nominadas em sua homenagem.

O reitor da Uece e os representantes da Unesco no Brasil e da Universidade Católica de Brasília prestaram homenagens com pronunciamentos sobre a vida e a trajetória do grande pensador Edgar Morin, destacando sua contribuição para a comunidade acadêmica do Brasil e do mundo.

Para a pesquisadora Maria Cândida Moraes, por exemplo, destacou que “Edgar Morin é o sujeito de múltiplos talentos, um eterno estudante, eterno pesquisador, no sentido mais pleno e essencial desta palavra; um intelectual brilhante, um missionário da cultura, um militante da salvação planetária e um combatente espiritual do pensamento e do aprimoramento da Consciência Humana. Enfim, é um peregrino, um caminhante sem fronteiras”.

Ao final, o reitor, professor Assis Araripe, e a pró-reitora de Extensão da Uece, professora Celina Ellery, foram presenteados por Vincent Defourny com dois livros publicados pela Unesco, como forma de agradecimento do trabalho e do esforço da Universidade em realizar e organizar a Conferência Internacional sobre os Sete Saberes. “Este encontro colheu os frutos dos 10 anos da obra Sete Saberes. Acolhendo com qualidade e simplicidade os ensinamentos defendidos por Morin”, enfatizou Vincent.

Na ocasião, os convidados foram saudados com a apresentação da Camerata da Universidade de Fortaleza (Unifor). Compondo a mesa principal estavam o reitor da Uece, professor Assis Araripe, presidindo a solenidade, o representante da Unesco no Brasil, doutor Vincent Defourny, a professora Maria Cândida Moraes, a pró-reitora de extensão da Uece, professora Celina Ellery, o reitor da Universidade Federal do Ceará, professor Jesualdo Pereira Farias, o reitor da Universidade Vale do Acaraú, professor Antônio Colaço Martins e o secretario da Casa Civil do Ceará, Pedro Castelo, representando o governador do Estado. O evento contou ainda com as presenças dos pró-reitores, diretores de centros e faculdades, coordenadores de cursos, professores, estudantes e convidados.

Homenagem

O título de Doutor Honoris Causa concedido a Edgar Morin, foi aprovado por unanimidade pelos membros do Conselho Universitário (CONSU) da Uece, durante reunião realizada no 17/09/2010, através da Resolução 746/2010, apresentada e lida na noite dessa quarta-feira.