UECE ganha mais 14 novos professores

5 de outubro de 2009 - 11:21 #

Novos ProfessoresA emoção estava estampada no rosto de cada um dos 14 professores, empossados pelo Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), prof. Assis Araripe, na manhã desta segunda-feira (05/10), em solenidade no gabinete da Reitoria. Vários dos novos docentes usaram a palavra. Alguns professores falaram na ocasião. Foram unânimes ao ressaltar a surpresa de serem chamados para assumir as vagas de professores assistentes depois de uma longa espera de quatro anos, após o concurso público a que se submeteram. Mas, um deles disse que nunca deixou de acreditar, ter fé, portanto, nunca perdeu a esperança. Foram enfáticos, também, em ressaltar a luta e o esforço político do Reitor Assis Araripe para conseguir que o quadro de professores efetivos da UECE passasse a contar com esses novos professores assistentes. Agora, a UECE tem um quadro com um total de 893 professores efetivos.

Em seu discurso, o Reitor Assis Araripe falou da felicidade de ver o aluno, um filho de agricultor do sertão dos Inhamuns, retornar à UECE como professor concursado. Disse que uma de suas preocupações é a capacitação de professores e que para tanto conta com o trabalho de toda a equipe da administração superior da UECE. Tocou num ponto, que para ele é da maior importância: o da auto-estima e completou, lutou para ter os alunos de volta para a Universidade como professores. Outro aspecto que merece muito a sua atenção é a unidade da UECE. “Queremos uma Universidade única, tanto na capital como no interior, forte e competente, em que a qualificação docente contribua para o desenvolvimento da sociedade cearense”. O que foi corroborado pela Pró-reitora de Graduação, profa. Lineuda Murta, ao falar sobre o programa de Qualificação de Professores, que vem sendo executado por essa Pró-reitoria.

Os diretores das Faculdades do interior, nas quais os novos professores serão lotados, falaram na ocasião e o destaque foi para que os docentes empossados “vistam a camisa da Universidade”.  O diretor da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), Petrônio Augusto, disse em que sentido “vestir a camisa da Instituição”: é, sobretudo, o compromisso da professor com a sociedade. O professor Hidelbrando Soares, diretor da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), disse que, esse momento é fruto de muito trabalho da administração superior, mais precisamente do Reitor Assis Araripe, que levou ao Governo do Estado o nome da Universidade Estadual do Ceará para uma apreciação, principalmente no aspecto docente. Já o diretor do departamento de Pessoal (DEPES), Paulo Marcelo, disse que foi um trabalho desenvolvido em equipe: Reitoria, Recursos Humanos e Governo do Estado.

Os professores serão lotados da seguinte forma: seis na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), em Limoeiro do Norte; três na Faculdade de Educação de Crateús (FAEC); quatro na Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI); e um na Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC).

Segundo o chefe do Departamento de Pessoal (DEPES) da UECE Paulo Marcelo Moreira, os 14 professores empossados nesta segunda-feira, foram aprovados em concurso público, realizado em 2005, pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior (SECITECE).

Contato: Diretor do DEPES, Paulo Marcelo, 3101-9739