Uece forma sua primeira turma de Graduação pelo Parfor

29 de novembro de 2016 - 17:59 #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) formou na tarde do dia 24 de novembro, no Auditório Paulo Petrola, a primeira turma de Graduação pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). A primeira turma contou com 28 concludentes de Licenciatura em Pedagogia. Atualmente a Uece possui em andamento outra turma do mesmo curso e uma turma de Licenciatura em Letras/Inglês.

O Parfor, na modalidade presencial, é um Programa do Governo Federal implantado em regime de colaboração entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os estados, os municípios, o Distrito Federal e as Instituições de Educação Superior. O Programa fomenta a oferta de turmas especiais em cursos de Licenciatura, segunda Licenciatura e Formação Pedagógica.

O objetivo do Parfor é induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no país. Novas turmas presenciais de Licenciatura pelo Parfor/Uece deverão ser formadas ainda neste ano, para início das atividades em 2017.

O professor Agileu Lima Gadelha, foi o orador docente da cerimônia, enquanto a concludente, Myrnea Maria Ribeiro Moura Morais atuou como oradora discente. A formanda Flávia Lopes Nogueira fez a leitura do juramento. A nova turma foi batizada com o nome “Redescobrindo o Conhecimento”, como patrono DEUS e paraninfo Nossos Familiares.

O reitor Jackson Sampaio, que presidiu a solenidade de Colação de Grau, parabenizou os concludentes, enfatizando que a Uece tem historicamente o perfil de formar professores, por que educação e saúde são as duas vertentes de desenvolvimento de um país. A educação é a mais importante tecnologia social da humanidade, afirmou o reitor da UECE. 

Alem do reitor Jackson Sampaio, estavam presentes, o pró-reitor de Graduação, Jerffeson Texeira de Souza, o pró-reitor de Políticas Estudantis, Emerson Mariano da Silva, a chefe de Gabinete, Fátima Leitão, a diretora do Centro de Educação, Josete Castelo Branco Sales, a coordenadora geral do Parfor, Cristiane Maria Sampaio Forte, a coordenadora do curso de Pedagogia/Parfor, Silvina Pimentel Silva, demais professores, familiares e amigos dos novos profissionais.