Uece Forma Primeira Turma do Curso de Medicina

5 de janeiro de 2009 - 19:05 #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) forma a primeira turma de Medicina. Como parte das comemorações, o coordenador do curso, o médico e professor Marcelo Gurgel Carlos da Silva, lançou na manhã de hoje, o livro “Curso de Medicina da UECE: Concepção, Criação e Implantação (2002 – 2008)”, contando como nasceu aquele curso, em 2002, até o seu reconhecimento pelo Conselho de Educação do Estado do Ceará, ocorrido agora, no dia 30 de dezembro de 2008.

Ao falar sobre a conquista do reconhecimento do curso, o Reitor Assis Araripe enfatizou que foi uma luta sem precedentes, até na hora do vestibular recebemos ameaças para não publicar o edital. Endossando as palavras de Assis Araripe, o ex-Reitor Manasses Fonteles disse que de todos os níveis da política recebíamos opinião contrária à criação do curso e acrescentou: “A adversividade não enfraquece e sim fortalece. Quero me associar ao júbilo da UECE nesse momento com essa vitória”.

Em seguida, todos os integrantes do grupo responsável pela criação da Medicina da UECE, puxado por um de seus maiores incentivadores, o ex-Reitor Manassés Claudino Fonteles, e o seu Vice, na época, hoje, atual Reitor, professor Francisco de Assis Moura Araripe, dirigiram-se ao Instituto Superior de Ciências Biomédicas para o descerramento de duas placas comemorativas, sendo uma em homenagem aos 39 concludentes e a outra sobre a comissão que instituiu o Curso de Medicina da UECE.

Na solenidade de descerramento das placas, o concludente Breitner Chaves Gomes falou em nome da turma, ressaltando que os formandos da Medicina da UECE saem com um novo perfil médico, mais humano. Além de estarem tecnicamente preparados, receberam ao longo de todos os semestres uma formação diferenciada, com a inclusão de disciplinas como Educação e Saúde, Saúde Coletiva, além de outras, tendo sempre a população como o grande foco. “Em qualquer especialidade os nossos médicos terão muito a acrescentar, reforço Breitrner e acrescentou: a grande beneficiada será a população cearense”.

A solenidade contou ainda com a presença do Vice-reitor, prof Antônio de Oliveira Gomes Neto, do diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), prof. Jackson Sampaio, dos médicos Viliberto Porto, Geraldo de Sousa Thomé, José Henrique Leal Cardoso, Krisnamurth de Moraes Carvalho, Luciano Arruda, José Moreira, Fernando Siqueira, Carlile Lavour, do Chefe de Gabinete, Antônio Pádua Valença da Silva, dos Pró-Reitores, dos Diretores de Centros e Faculdades, dos 39 concludentes e familiares, professores e servidores.

A colação de grau dos 39 alunos do Curso de Medicina da UECE ocorre às 20h de amanhã, terça-feira, 6 de janeiro, no Teatro José de Alencar. A solenidade será presidida pelo Reitor, professor Francisco de Assis Moura Araripe. O orador docente da turma será o professor Marcelo Gurgel Carlos da Silva, coordenador do Curso de Medicina, e a oradora discente, Kathiane Lustosa Augusto. Os novos concludentes serão saudados pela Orquestra de Câmara Eliazar de Carvalho (ORCEC).

O Curso de Medicina da Uece foi criado em 2002, na gestão dos Professores Manassés Claudino Fonteles, Reitor, e Francisco de Assis Moura Araripe, Vice-Reitor. O primeiro vestibular aconteceu em 2003, com 2.540 candidatos inscritos para 40 vagas, com 63,50 candidatos por vaga. O Curso hoje, ainda mantém a maior concorrência do vestibular. A Aula Magna Inaugural que aconteceu no dia 25 de março de 2003, na sede da Unimed Fortaleza, foi pronunciada pelo renomado médico cardiologista Dr. Adib Domingos Jatene, confirmando um nascimento esplendoroso do curso.