Uece forma mais uma turma de profissionais nas áreas de Saúde, Veterinária e Tecnologia

15 de julho de 2019 - 09:57

“Porque uma Universidade não forma apenas para o trabalho, forma também para reflexão crítica, forma também para cidadania, e forma também para compreensão da política, da economia e do tipo de sociabilidade que queremos para este país, para este estado, para as nossas famílias”. Essas foram algumas palavras pronunciadas  pelo reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio, para 189 concludentes, em solenidade de Colação de Grau da Instituição. O evento ocorreu na noite do último dia 9 de julho, no Palatium Buffet.

A brilhante apresentação musical ficou a cargo do Grupo Ceará Lowbrass, constituído por instrumento dos metais graves que contou com a participação dos músicos Felipe Vidal, Trombone Tenor; Leandro Andrade, Trombone Tenor; Djacir Vasconcelos, Trombone Tenor; e Carlos Renato, Trombone Baixo.

Colaram grau formandos dos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem e Nutrição, pertencentes ao Centro de Ciências da Saúde (CCS); dos cursos de Geografia, Ciências da Computação, Matemática, Química e Física, pertencentes ao Centro de Ciências e Tecnologia (CCT);e do curso de Medicina Veterinária, da Faculdade de Veterinária (FAVET).

Em sua fala, o reitor, Jackson Sampaio ressaltou, a Uece tem 44 anos e conseguiu construir essa arquitetura, essa pirâmide, esse leque de possibilidades de formação em curto espaço de tempo, reproduzindo conquistas de séculos de existência da instituição universitária no mundo. É uma instituição de luta, de resistência, de combate. A Universidade construiu hoje uma enorme possibilidade de criação, e não é à toa que, no último ranking internacional Times Higher Education, para jovens universidades, quer dizer, com menos de 50 anos, a Uece ocupe o primeiro lugar no norte, nordeste, centro-oeste brasileiro, não apenas entre as universidades estaduais, mas entre todas, incluindo as federais e as privadas.

“Não nos deixemos cegar pelo tropeço num tronco de árvore no meio da estrada, tenham a capacidade de levantar, observar a floresta, e ver sua riqueza, sua diversidade e ficarem honrados e felizes por terem sido formados por uma universidade popular, do professor, do trabalhador. Sintam orgulho da universidade que os formou, porque nós queremos ter orgulho dos sucessos que vocês terão, na vida profissional e na cidadania. Uma Universidade forma para o trabalho, para a reflexão crítica e para a cidadania, pois oferece o método científico para a compreensão da política, da economia e do tipo de sociabilidade que queremos para este país, para este estado, para as nossas famílias. Estamos hoje, aqui, vivendo um rito de passagem, concluindo uma etapa do processo formativo, mas vocês têm todo um universo pela frente. A UECE é isso, capacidade de oferecer possibilidades de crescimento e criatividade, para todos em todas as etapas de nossas vidas.”

Para a formanda do curso de Matemática e representante discente, Géssica Mendonça Lima, “ no decorrer desta formidável etapa em nossas vidas, redescobrimos o significado de certas palavras relativamente corriqueiras, que, no entanto, são como expressivos resumos de cada momento desses valorosos anos que se passaram, somos todos triunfantes; nos transformamos, progredimos, e podemos notar o quão diferentes estamos”.

Heraldo Simões Ferreira, professor do curso de Educação Física e orador docente da cerimônia, ao falar da alegria da Instituição em formá-los, destacou “uma nova etapa começa, o trabalho, a profissão, desafios à frente! Mas, e a saudade do que viveram na Uece? Lembrem das descobertas dos primeiros dias, daquele professor que te ensinou mais que o conteúdo, dos amigos que fez para a vida toda, das conversas nos corredores, da tapioca do Billy, dos congressos que participou, dos eventos, dos trabalhos que apresentou, dos sorrisos, dos choros, dos sons, do pôr do sol na lagoa, dos gatos preguiçosos no campus, da brisa da Uece”.

Isabela Gonçalves Costa, assim como muitos outros, que comemorava o momento com a família, fez questão de trazer seu filho, Samuel Costa, de apenas um ano e oito meses, sua irmã, Sophia Costa, de 9 anos e sua mãe, Maria Ozélia Gonçalves Costa.

Participaram da solenidade o titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, que fez uso da palavra, enaltecendo a Uece e o seu corpo docente e parabenizando os novos profissionais; a pró-reitora de Graduação, Monica Cavaignac; a diretora do Centro de Ciências da Saúde, Glaucia Posso Lima; o vice-diretor da Faculdade de Veterinária, Darcio Ítalo Alves Teixeira; de coordenadores dos cursos de graduação, de professores, servidores e familiares dos concludentes.