UECE forma mais uma turma de Médicos

18 de dezembro de 2015 - 18:47 #

Mais uma vez o verde esmeralda deu o brilho da solenidade de Colação de Grau da oitava turma do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Desta vez, a medicina formou 37 médicos, prontos para enfrentar a residência médica nos diferentes segmentos da carreira. A solenidade aconteceu no Auditório Central, na noite do último dia 11 de dezembro.

alt

A solenidade de Outorga de Grau foi presidida pelo Reitor da UECE, Jackson Sampaio, que contou a presença do secretário de Saúde do Estado, Henrique Jorge Javi de Sousa, (que representou o governador Camilo Santana, nesta cerimônia), do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, do ex-secretário de Saúde do Ceará, João Ananias Vasconcelos Neto.

alt

A nova turma foi batizada com o nome do professor Dr. Manassés Claudino Fonteles (um dos fundadores do curso de medicina), e teve como Orador Docente, o professor Emilio Rossetti Pacheco e como oradora discente, Márcia Grazielly Souza Vieira. O formando José Carlos Lucena de Aguiar Ferreira fez a Leitura do Juramento.

alt

O Dr. Francisco Heine Ferreira Machado foi escolhido como patrono e a médica Ivelise Regina Canito Brasil como patronesse.

O reitor Jackson Sampaio, em seu discurso parabenizou todos os concludentes e seus familiares, fez um histórico da criação do curso de Medicina, ressaltando o empenho do então reitor, Prof. Manassés Claudino Fonteles, enfatizou ainda, que a universidade nos seus 40 anos de anos de existência, vem cumprindo o seu papel social, formando cidadãos críticos para o desenvolvimento econômico e humano do Estado do Ceará, finalizou o reitor.

alt

Segundo o orador docente, professor Emílio Rossetti Pacheco,” a Medicina de Família  e Comunidade (MFC) é uma especialiadade médica, a única que tem como pilar fundamental a relação médico paciente, que se fortalece ao longo de toda uma vida. Nossa relação com o paciente surge antes mesmo dele adoecer, afirmou o médico Emílio Pacheco”.

alt

A brilhante apresentação musical da Orquestra Transversal de Flautas, coordenada pelo professor Heriberto Porto saudou a todos os presentes.

alt

A solenidade contou ainda com a presença do vice-reitor, Hidelbrando dos Santos Soares, da pró-reitora de Graduação, Marcilia Chagas Barreto, do pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Jerffeson Teixeira de Souza, da diretora do Centro de Ciências da Saúde, Glaucia Posso Lima, da vice-diretora do Centro de Educação, Renata Rosa Russo, da diretora de Pesquisa, Célia Sampaio do coordenador do curso de Medicina, Moacyr Cymrot, de professores, familiares e amigos dos concludentes.