Uece forma mais de 500 novos profissionais

23 de outubro de 2020 - 21:41

 

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou no período de 23 de setembro à 20 de outubro 12 cerimônias virtuais de Colação de Grau oficial para 579 concludentes do semestre letivo 2019.2, sendo 406 da capital e 173 das unidades do interior. Os até então estudantes eram dos cursos de:

Ciências Biológicas, Educação Física e Nutrição, do Centro de Ciências da Saúde (CCS);
Ciência da Computação, Física, Geografia, Matemática e Química, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT);
Ciências Sociais, Filosofia, História, Letras, Música e Psicologia, do Centro de Humanidades (CH);
Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA);
Pedagogia, do Centro de Educação (CED);
Ciências Biológicas, Pedagogia e Química, da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC);
Ciências Biológicas, Letras, Matemática e Pedagogia, da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI);
Ciências Biológicas, Física, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química, da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC);
Ciências Biológicas, Pedagogia e Química, da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI); e
Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM).

As cerimônias foram presididas pela reitora Josete Castelo Branco e realizadas pelo Google Meet, com transmissão ao vivo por meio do Facebook institucional.

“Não tínhamos imaginado a conclusão de um curso de quatro, cinco anos de estudos dessa forma remota, mas foi a forma possível. Antes de celebrarmos a colação de grau, celebremos a nossa vida e saúde”, ressaltou a reitora em uma das ocasiões. Sempre se dirigindo não apenas aos concludentes, mas também aos seus familiares, a gestora completa – “em breve o retorno aos espaços da Uece será possível para os abraços, registros e celebrações”.

Nas cerimônias, os concludentes realizam o juramento oficial, do qual a reitora faz uma reflexão. “Ele nos fala de exercermos com honestidade esse trabalho (…); em sua leitura, nos comprometemos com o desenvolvimento do Brasil, e jurar a favor do desenvolvimento do país é se comprometer com a geração e, sobretudo, com a distribuição das riquezas. Nosso juramento nos chama ainda para uma maior compreensão entre os seres humanos e não há compreensão sem o respeito à pluralidade, à diversidade. Então, que o nosso juramento seja não só fazer do nosso trabalho um meio de sobrevivência, mas um espaço, a oportunidade de continuarmos crescendo, ousando, realizando”.

Sendo a Uece uma grande formadora de professores, com a oferta de cursos, em sua maioria, de Licenciatura, a reitora destaca aos formandos que “a docência é uma identidade em construção tanto nos espaços de formação como nos de trabalho. É também é uma ação política e como tal que seja em defesa da educação pública, da categoria dos profissionais da educação e de um projeto de sociedade democrática. Honram título que recebem agora e a instituição que os formou. Honram e defendam as instituições públicas de educação básica e superior do Ceará, como direito a ser assegurado a outros e como patrimônio da sociedade cearense”.

Nos discursos, discentes e docentes, as mensagens de Paulo Freire foram lembradas, como no texto da concludente do curso de Pedagogia (CED), Jaqueline Nascimento, em que destacou que “a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda”, ou como no discurso da professora do curso de Psicologia, Ruth Gonçalves, diante do contexto atual. “De fato, há um novo normal, que talvez não seja tão novo para muitos. Os convido para a esperança de Paulo Freire, nosso patrono da educação, ou seja, traçar o tempo problematizado. Somos seres da esperança, pois entendemos que a realidade não pode ser inexoravelmente essa, pois cotidianamente lutamos. Compreendemos que a existência humana não se dá no domínio da determinação. Ainda temos opções, escolhas e decisões. Ainda podemos viver a história como tempo de possibilidade e não de determinismo. Sejamos seres da esperança freiriana, sejamos seres da mudança”.

Além dos discursos, algo também chamou atenção em dois dos eventos, em que colaram grau duas estudantes que estavam na maternidade. Ambas tinham acabado de “ganhar bebê”. Eram Elis Regina Morais Vasconcelos, concludente de Química da FACEDI, e Francisca Maria da Silva Melo, formanda em Pedagogia da FAEC.

Elis e Eloá

O desejo de colar grau, de concluir o curso, deu forças às novas mamães. “Foram duas realizações muito importantes que eu nunca vou esquecer na vida e que estavam acontecendo quase que ao mesmo tempo”, comemorou Elis Regina, mãe da pequena Maria Eloá.

Para Francisca Maria não foi nada fácil. “Meu esposo que falou com o pessoal da recepção do hospital e aceitaram, mas tudo isso de última hora. Não foi fácil, porque não podia falar e nem me mexer”, conta a mãe da recém-chegada ao mundo, Lara Helen.

Diante da situação, elas mostram que tudo valeu a pena. “A sensação foi de dever cumprido, mesmo diante de obstáculos, assim como foi também durante o período em que cursei a faculdade, mesmo diante das dificuldades eu nunca desisti e fui até o fim. Da mesma forma eu quis fazer no dia da colação. Graças a Deus eu e minha filha estávamos bem, então não havia motivos para adiar esse momento”, acrescentou Elis.

Além de Francisca Maria, de Elis Regina e dos outros 577 concludentes, colocaram grau anteriormente, em atos administrativos também virtuais, outros 66 formandos, totalizando 645 novos profissionais entregues à sociedade. No próximo dia 30 de outubro haverá ainda a cerimônia de Colação de Grau Especial, voltada para aqueles que não puderam participar dos eventos junto aos seus respectivos Centros e Faculdades. Ainda do semestre 2019.2 haverá também a Colação do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC), unidade da Uece em Tauá.

Essas 12 marcantes cerimônias foram as primeiras Colações de Grau oficiais realizadas pela Uece por meio da internet. E, se por um lado a necessidade do formato virtual trouxe o distanciamento nesses momentos, por outro ela trouxe a possibilidade de compartilhar essa importante ocasião com familiares que, de outra forma, não seria possível. Assim, centenas de familiares, companheiros e amigos puderam não só assistir aos eventos, mas também comentá-los pela rede social digital:

É muita emoção, obrigada Senhor por este presente de poder compartilhar com o sucesso da minha filha. Parabéns! Você é muito guerreira, batalhadora. Deus ilumine seus caminhos … Amo vc

Parabéns, todos os concludentes!!
Parabéns, filha, eu te amo!!

Parabéns especial a minha amada sobrinha

Nós te amamos…com certeza meu filhinho também está feliz e orgulhoso por você ter se tornado esse ser humano maravilhoso…

Parabéns irmão, te amo

Por tudo te amo, por tudo que você sofreu e por tudo que você mereceu

Parabéns, minha querida amiga!!! Que bela conquista!!! Sei o tamanho do teu esforço e sinto grande orgulho pela tua conquista!!! Te amoo, amiga!! Deus abençoe tua profissão e a profissional que serás!!! Muito feliz em participar deste momento!!! Quero ainda parabenizar a todos concludentes pela formação!!! Deus abençoe a todos!!

Parabéns a todos os formandos. A Educação é todo diferencial para o desenvolvimento sustentável do nosso País.

Parabéns a todEs! Concluir uma graduação, sobretudo nesse contexto, é uma grande vitória!!! Estou muito feliz por vocês! É uma alegria poder fazer parte dessa história!