Uece forma mais 43 profissionais para o mercado de trabalho

5 de novembro de 2020 - 18:40

Em sessão solene virtual, presidida pela reitora pro tempore professora Josete de Oliveira Castelo Branco Sales, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou na manhã do último dia 30 de outubro, Colação de Grau Especial, para 43 concludentes do semestre letivo 2019.2. O evento ocorreu em Sala de reuniões virtuais da ferramenta Google Meet, com transmissão ao vivo por meio do Facebook institucional.

Os 43 novos profissionais eram dos cursos: de Geografia, Matemática, Química e Física, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT); Ciências Sociais, Filosofia, História, Letras/ Português e Letras/Inglês, do Centro de Humanidades (CH); Pedagogia, do Centro de Educação (CED); Serviço Social, Administração do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA); de Ciências Biológicas e Educação Física, do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Um detalhe chamou a atenção dos participantes do evento, foi no próprio local de trabalho que a nova profissional de Ciências Sociais, Juliana Araújo Costa, escolheu para fazer a leitura de seu juramento, com direito a um bolo confeitado.

Em seu discurso, a reitora Josete de Oliveira Castelo Branco Sales, destacou aos então concludentes, familiares e amigos ”que não foi bem assim, que a universidade pensou esta cerimônia de Colação de Grau Especial. Na realidade estamos vivendo e sobrevivendo a uma pandemia. Hoje aqui nós estamos comemorando uma grande vitória, temos que ser empreendedores ter espírito de colaboração, de partilha e de comportamento. Não chegamos aqui sozinhos. Felicidades e parabéns a todos, sejam felizes nas suas profissões, pontuou a reitora.

Compuseram a sala virtual, as seguintes autoridades acadêmicas: além da reitora, Josete Sales; aPró-reitora de graduação (Prograd), Monica Cavaignac; os diretores de Centros pro tempore –  professores Manuel Pereira Neto (CCT), Eduardo Braga (CH), Estenio Ericson de Azevedo (CESA), Maria Lúcia Duarte (CCS), da coordenadora do curso de Geografia, Camila Dutra e representando o curso de Ciências Sociais, Rosangela Costa Fernandes. A cerimônia contou com a participação da incansável servidora, Ana Lopes, diretora da Divisão de Diplomas do Departamento de Ensino de Graduação da Prograd.

Criada em 1975, a Uece oferece, atualmente, 78 cursos de graduação, dentre licenciaturas e bacharelados, presenciais e a distância, diurnos e noturnos, em seus treze campi: três em

Fortaleza (Itaperi, Fátima e 25 de Março), e dez no interior do Estado do Ceará (Limoeiro do Norte, Quixadá, 2 em Iguatu, Crateús, Itapipoca,Tauá, Pacoti, Guaiúba e Mombaça).

Atualmente, somos 1.084 professores (efetivos, substitutos, temporários e visitantes) e 377 trabalhadores técnico-administrativos efetivos, para atender 10.103 alunos de graduação em cursos presenciais, na capital, e 4.721 alunos, no interior. Atualmente são 2.056 alunos vinculados aos cursos com oferta na modalidade a distância e 51 alunos no curso doprograma especial de formação de professores para Educação Básica/PARFOR. A soma desses números indica um contingente de16.931 alunos de graduação.

Em seus 45 anos de história, a UECE diplomou em nível de graduação quase 70.000 profissionais, nas diversas áreas do conhecimento.