UECE forma mais 39 concludentes do Curso de Medicina

7 de dezembro de 2017 - 19:59 #

Medicina o 3º melhor do curso do Brasil

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realiza nesta sexta-feira (08), às 15h, no Auditório Paulo Petrola, Campus Itaperi, Colação de Grau para 39 concludentes do curso de graduação em Medicina, do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

O reitor Jackson Sampaio preside a cerimônia de Outorga de Grau. O corpo docente será representado pelo professor Pedro Braga Neto, que fará o discurso. O orador discente, Léo Batista Sousa foi escolhido para representar os formandos. Aritana Cavalcante Rodrigues fará a leitura do Juramento oficial e do Juramento de Hipócrates, realizado tradicionalmente na formatura desses profissionais.

O Cerimonial da Uece lembra que, todos os concludentes deverão chegar com, pelo menos, uma hora de antecedência para assinatura da Ata de Colação de Grau.  O graduando deverá vestir beca e capelo pretos e faixa na cintura verde, cor da área de conhecimento do seu curso. Para os formandos do sexo masculino, para melhor efeito visual de seu traje, é sugerido usar calça comprida, sapatos e meias pretas.

Uece comemora 15 anos de criação do MedUECE

O curso de Medicina da UECE obteve a 3ª maior nota no país, no Exame Nacional de Desempenho do Ensino Superior (Enade). Os números foram divulgados no último dia 1º de setembro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

A nota referente ao desempenho dos alunos do curso de Medicina, pelo Enade, foi 5, pontuação máxima do exame. A UECE oferece o melhor curso de Medicina, pela nota do Enade, do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, suplantado apenas por dois cursos do Sudeste.

Para o atual reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, o processo de formação no curso de Medicina é longo, intenso e deve ser tutorial, aproximando professor de aluno e aluno de cada realidade sanitária enfrentada. São seis anos de curso que garante ao aluno o diploma como Médico Geral Comunitário e da Família. Desses seis anos, os quatro primeiros são considerados os de estudos básicos, os dois últimos são de ensino profissional, o chamado internato, quando o aluno praticamente frequenta apenas ambientes hospitalares e de Medicina de Família, conhecendo as áreas de saúde e suas especialidades.

A UECE festeja, neste ano de 2017, os 15 anos de instalação do curso de Medicina (MedUECE). A criação se deu em 23 setembro de 2002, conforme Resolução nº 377, do Conselho Universitário (CONSU). O Projeto Pedagógico do MedUECE foi  elaborado conforme as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional de Educação (Resolução CNE/CES Nº 4, de 7 de novembro de 2001). O curso foi criado na 2a gestão do reitor Manassés Claudino Fonteles.

O Curso de Medicina, coordenado pela professora Maria Denise Fernandes Carvalho de Andrade, pertence ao Centro de Ciências da Saúde, que tem como Diretora, a Professora Gláucia Posso Lima. O reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, é médico, participou do processo de criação do curso e é Professor Titular em Saúde Pública, vinculado ao seu corpo docente.

O curso de Medicina já formou 358 profissionais para o mercado de trabalho e conta hoje com 217 alunos regularmente matriculados.