UECE forma mais 22 profissionais

13 de fevereiro de 2015 - 19:26

Na tarde da última quinta-feira, dia 12, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) realizou, no Auditório Paulo Petrola, Campus do Itaperi, mais um Ato Administrativo de Colação de Grau Especial. Foram 22 formandos dos cursos de Enfermagem, Administração, Serviço Social, Matemática e Física, dos Centros de Ciências da Saúde (CCS), de Estudos Sociais Aplicados (CESA) e de Ciências e Tecnologia (CCT).

alt

A cada colação de grau, a UECE não entrega à sociedade somente novos profissionais. A Universidade entrega também histórias vividas dentro e fora de seus campi. Naquela quinta-feira, foram 22 protagonistas que tiveram suas vidas cruzadas no Campus do Itaperi, uma delas é da concludente de Enfermagem, Ana Karoline de Oliveira.

alt

Karol, como é chamada pelos colegas, entrou na UECE em 2009.1. Foram seis anos difíceis. No início a nova enfermeira acreditou não ter se identificado com o curso, mas por amor à área da saúde, que demonstra desde pequena, resolveu tentar. “Quando ela era criança já dizia que queria cuidar dos outros”, diz a mãe Itelvina Ribeiro, orgulhosa da filha. Itelvina via ali a filha se formar no mesmo Campus onde ela mesma muito circulou. É formada em Pedagogia, também pela UECE. Um motivo a mais para a emoção.

alt

Sempre companheiras, mãe e filha enfrentaram juntas a barreira financeira que, por vezes, impossibilitou Karol de se deslocar para o Campus e de realizar outras atividades do curso. Ainda assim concluíram a tarefa com louvor, pois apesar de tudo, Karol conseguiu, inclusive, ir para a Espanha, por meio do “Ciência sem Fronteiras”, projeto do Ministério da Educação (MEC) que a UECE oferece aos seus alunos de graduação.

alt

Elas não eram as únicas com um largo sorriso no rosto. O pequeno grupo de concludentes estava eufórico e feliz. Comemoravam e tiravam fotografias mesmo antes da cerimônia começar. Foram 22 histórias que se vão e que darão início a outras novas que virão.