UECE forma mais 103 profissionais dos cursos do Centro de Humanidades

12 de setembro de 2013 - 17:11 #

alt

O auditório do Centro de Negócios do SEBRAE foi cenário para realização de mais uma Colação de Grau da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que formou 103 novos profissionais capacitados para o mercado de trabalho, oriundos do Centro de Humanidades (CH), dos cursos de História, Filosofia, Ciências Sociais, Música, Letras/Português, Letras/Espanhol, Letras/Francês e Letras/Inglês. A solenidade de Outorga de Grau aconteceu no dia 6 de setembro, e foi presidida pelo reitor da UECE, professor Jackson Sampaio.

Segundo a Pró-Reitora de Graduação, professora Marcília Chagas Barreto, de acordo com o Calendário da PROGRAD, serão entregues no dia 23 de setembro os diplomas dos cursos de História e Música, no dia seguinte, 24 de setembro, será a vez dos cursos de Filosofia e Ciências Sociais, e no dia 25 de setembro, será a entrega dos diplomas de Letras/Habilitações.

O orador docente da cerimônia foi o professor Geovane Jacó de Freitas, do colegiado de Ciências Sociais, e o orador discente foi Igor da Silveira Pinheiro, do curso de Letras/Português/Literatura. A concludente Claúdia Ávila Danzi fez a leitura do juramento. O Siara Quarteto de Cordas, da Orquestra Sinfônica da UECE, saudou os participantes, com brilhante apresentação musical.

Orador docente, professor Geovane Jacó de Freitas

alt

Orador discente foi Igor da Silveira Pinheiro, do curso de Letras/Português/Literatura.

Em seu discurso, o Reitor Jackson Sampaio enfatizou a importância dos cursos da área de humanidades, como expressões modernas dos mais antigos modos de produção de conhecimento que os seres humanos desenvolveram: Música e Letras representam as manifestações artísticas, na perspectiva da análise científica; Filosofia, afirma seu próprio paradigma e oferece à ciência o legado da lógica e da ética; as Ciências Sociais desdobram a Antropologia, a Sociologia e as Ciências Políticas; a História ancora a compreensão das produções do conhecimento e das produções das condições de existência.

alt

Atualmente, somos 1.171 professores, 886 trabalhadores técnico-adminsitrativos, para atender 18.320 alunos de cursos presenciais e a distância, bacharelados, licenciaturas formação específica (programa especial de formação de professor, licenciatura em educação para o campo e licenciatura intercultural dos povos indígenas). A UECE, nos seus 38 anos de existência, já diplomou 57.811 profissionais.

A cerimônia contou com a presença da Pró-Reitora de Graduação, Marcília Chagas Barreto, da Diretora do Centro de Humanidades, Letícia Adriana Pires dos Santos, da Procuradora Educacional Institucional, Fátima Leitão Araújo, da Diretora de Pesquisa, Célia Sampaio, do coordenador de curso de História, Francisco Artur Pinheiro, dos professores Antonio Francisco Guerra, Coema Escócio Athayde Damasceno, Socorro Lucena, da Ouvidora, Francimá Rocha, familiares dos concludentes e demais autoridades acadêmicas.

alt

Veja os discursos completos dos oradores docente e discente.