Uece forma 387 novos profissionais em Fortaleza

1 de março de 2022 - 11:17

O mês de fevereiro de 2022 marca a realização de um sonho para 387 egressos das unidades acadêmicas de Fortaleza da Universidade Estadual do Ceará (Uece): a obtenção do grau de bacharel/licenciado por uma das melhores universidades da América Latina e do Caribe, segundo o Latin America University Rankings 2021, elaborado pela renomada revista britânica Times Higher Education (THE). As solenidades de colação de grau, realizadas de forma virtual nos dias 11 (Centro de Humanidades), 15 (Centro de Ciências da Saúde, Faculdade de Veterinária e Centro de Ciências e Tecnologia) e 16 (Centro de Estudos Sociais Aplicados e Centro de Educação) deste mês, foram marcadas por sentimentos como gratidão e superação, sobretudo considerando que, nos últimos dois anos, os desafios da graduação se somaram às dificuldades e aflições impostas pela pandemia de Covid-19.

 

“Ainda estamos reunidos de forma virtual, mas a colação e grau não deixa de ser brilhante, pois fecha um ciclo importante para cada um de vocês, concludentes, e para todos aqueles que acompanharam vocês na Universidade e fora dela. Tenho a convicção de que toda a trajetória de vocês na UECE servirá como guia para a carreira exitosa de cada um de vocês. Com certeza, as experiências vividas nesta instituição também contribuíram para a formação pessoal. Sentimos falta da sala de aula, do convívio e da interação entre estudantes, funcionários e servidores. Isso alimenta saberes e nos fortalece no dia a dia. É isso que os fortalece para chegar até aqui. A esperança sempre esteve presente. Esse sentimento tão significativo – a esperança – se mantém e se renova nesse contexto, principalmente pela força da ciência e das políticas públicas de acesso à saúde. Por causa do avanço na vacinação, conseguimos pensar em um retorno presencial com segurança, seguindo todas as recomendações das autoridades de saúde. É também a esperança que nos permite projetar um futuro ainda mais grandioso para a nossa Uece, que está se expandindo”, destacou o vice-reitor da Uece, professor Dárcio Ítalo Alves Teixeira, durante as solenidades de colação de grau.

A alegria da conquista do diploma universitário, os desafios impostos pela pandemia de Covid-19 e a esperança em dias melhores também marcaram os discursos de professores e de estudantes oradores nas solenidades de colação de grau.

 

Centro de Humanidades      

No Centro de Humanidades, 78 estudantes colaram grau nos cursos de licenciatura e bacharelado em Filosofia, licenciatura e bacharelado em Música, licenciatura e bacharelado em Letras Português-Inglês, licenciatura em Letras Português-Francês, licenciatura em Letras Português, licenciatura em Ciências Sociais, licenciatura em História e bacharelado em Psicologia.

A representante do corpo discente, Danielly Maia de Queiroz, concludente do curso de Filosofia, lembrou dos desafios enfrentadas ao longo da graduação e das dificuldades diante da crise sanitária, que revelaram também ameaças à ciência.

Para muitos de nós, o processo do ciclo formativo foi árduo, desafiador e cheio de percalços. Hoje é dia de celebrar por termos conseguido cumprir todos os requisitos acadêmicos exigidos pela Uece. Apesar de hoje ser um dia de celebração, não posso deixar de mencionar como tem sido desafiador esse contexto pandêmico que ainda estamos atravessando. Vivenciamos um verdadeiro luto coletivo por tantas vidas perdidas, por tantas contradições postas nas arenas políticas do nosso País. Além disso, não foi nada fácil enfrentar medidas de isolamento social e nos darmos conta da crise humanitária que vivenciamos há muitos anos, mas que a pandemia acabou escancarando. Mas nem tudo é dor e sofrimento. Com o avanço da vacinação, aos poucos, vamos retomando os processos coletivos da vida cotidiana e despertando a esperança de que dias melhores estão por vir”, disse.

 

A professora Nelma Maria Moraes Dahas Jorge representou o corpo docente e lembrou dos tempos desafiadores que o mundo vive e destacou as experiências que a Universidade proporciona para o crescimento de estudantes e professores, além de enaltecer a qualidade do ensino prestado pela Uece.

“A trajetória da Universidade se divide em dois tempos: antes e depois da pandemia. Tivemos que nos reinventar como professores e alunos. Foi preciso muita determinação para que vocês não interrompessem seus sonhos. Apesar dos desafios, a graduação foi uma fase de crescimento humano em que professores e alunos caminharam juntos na construção do conhecimento. A relação entre professor e aluno se manifesta como uma via de mão dupla onde não há uma linha divisória entre ensino e aprendizagem. Ensinamos e aprendemos muito com vocês e, a partir de vocês, somos instigados a vivermos em eterna busca pelo saber. Somos eternos aprendizes. Como alunos ou docentes, somos privilegiados por estarmos em uma universidade como a Uece. Uma instituição pública que contempla o conhecimento de forma abrangente, que atribui o devido valor às ciências e às artes e que busca promover o desenvolvimento do ser humano na sua totalidade. A Uece se mantém fiel ao seu compromisso com a sociedade, proporcionando a formação de profissionais qualificados, gerando, compartilhando e difundindo conhecimentos, sempre atenta aos valores éticos, culturais e artísticos”, afirmou.

CCS, FAVET e CCT

 

A solenidade de colação de grau do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Faculdade de Veterinária (FAVET) e do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) contemplou 187 concludentes dos cursos de licenciatura e bacharelado em Geografia, licenciatura e bacharelado em Física, bacharelado em Ciências da Computação, licenciatura em Matemática e licenciatura em Química do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), licenciatura em Educação Física, licenciatura em Ciências Biológicas, bacharelado em Nutrição e bacharelado em Medicina do Centro de Ciências da Saúde (CCS), bacharelado em Medicina Veterinária da Faculdade de Veterinária (FAVET), licenciatura em Informática, em Computação, em Química, em Física e em Matemática do Centro de Ciências e Tecnologia, modalidade a distância ofertados pela Uece nos polos Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Beberibe, Brejo Santo, Caucaia – Araturi, Camocim, Jaguaribe, Fortaleza, Mauriti, Pedra Branca, São Gonçalo, Maracanaú, Maranguape e Itarema.

A concludente do curso de Química, Daniele de Lima Andrade, representou os demais estudantes na cerimônia e enalteceu a determinação de cada um para superar as dificuldades e obter o diploma universitário. “A vida nos ensinou que nada é fácil. A universidade nos ensinou que não é para os fracos. Os professores nos ensinaram a lutar. Nossas famílias nos ensinaram que sempre teremos um apoio. Não teremos mais o tempo que passou, mas temos todo tempo do mundo. Sejam fortes e corajosos. Ninguém disse que a vida seria fácil. Mas ninguém disse que seria impossível. Afinal, chegamos até aqui. A universidade nos ensinou que o mundo é pequeno para nós. Aqui é só o começo”, disse.

Os professores foram representados pela docente Sâmya Coutinho de Oliveira, vinculada ao curso de Enfermagem, que falou sobre sonhos, expectativas e disposição para melhorar a si mesmo e ao mundo. “Estivemos e sempre estaremos nos sonhos dos nossos avós, pais, irmãos e de todos aqueles que nos amam. Estimulamos os nossos filhos a sonhar e provocamos o sonho naqueles com os quais compartilhamos a convivência das experiências e a saga do enfrentamento entre dores e amores delineados por sonhos em destinos que se cruzam. Porque sonhamos individualmente, construindo o nosso próprio determinismo pelas escolhas conscientes e egóicas e coletivamente quando buscamos objetivos, expectativas e perspectivas comuns, quando queremos o melhor não somente para nós mesmos, mas para todos, em uma empatia multidimensional de humanidade. Hoje é um dia especial, pois parte dos sonhos individuais ou coletivos estão sendo desvelados. Na realidade, sonhos que vão continuar sendo sonhados cada vez com mais intensidade”, destacou a professora.

CESA e CED

Na solenidade do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) e do Centro de Educação (CED), colaram grau 122 estudantes egressos dos cursos de bacharelado em Administração de Empresas, bacharelado em Ciências Contábeis e bacharelado em Serviço Social do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA); licenciatura em Pedagogia do Centro de Educação (CED); bacharelado em Administração Pública do CESA, curso na modalidade a distância ofertado pela Uece nos polos UAB de Quixeramobim, Brejo Santo e Caucaia.

“Iniciamos nossa vida acadêmica jovens e inexperientes, apenas com os nossos objetivos na mochila. A pandemia, além de nos tomar pessoas queridas, tirou a nossa troca no ensino presencial. Durante o isolamento social, tivemos medo, angústia, desânimo e dor. Mas soubemos que somos capazes, sim, de nos reinventar e de nos transformar. Por isso, estamos colhendo frutos de uma semente plantada e que, durante todo esse tempo, foi regada com muito sacrifício, esforço e dedicação”, lembrou a egressa do curso de Ciências Contábeis, Hávila Santos, que representou os estudantes.

Os medos, as inseguranças, os desafios e a capacidade de superação também marcaram o discurso da professora Raquel Karine Martins Bezerra, vinculada ao curso de Pedagogia, que representou o corpo docente.

“Todo o meu afeto e respeito aos estudantes, pois não há docência sem discência. Não há educação pública sem o debate público, sem democracia, sem as pessoas por inteiro, sem suas etnicidades, territorialidades, sem críticas, sem as classes sociais, sem as suas sexualidades, sem as suas identidades de gêneros, sem os seus cantos e encantos. Ao educador e à educadora que se quer progressista, é preciso coragem, estarmos convencidas e convencidos de que o nosso trabalho é uma especificidade humana, como nos lembra Paulo Freire”, ressaltou.