Uece forma 339 novos profissionais em cerimônias virtuais de colação de grau

6 de abril de 2021 - 16:11 # # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) promoveu, entre os dias 26 e 31 de março, cerimônias de colação de grau para 339 novos profissionais, formados no período 2020.1. A outorga de grau universitário foi concedida aos concludentes dos cursos do Centro de Humanidades (CH), do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Faculdade de Veterinária (FAVET), do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) e do Centro de Educação (CED).

O reitor da Uece, Prof. Hidelbrando dos Santos Soares, celebrou o fim de um ciclo tão importante na vida dos estudantes, mesmo que de uma forma diferente da que vem sendo realizada, nos últimos anos, pela instituição. Com a pandemia da Covid-19, a universidade teve de adotar novas práticas e superar novos desafios que surgiam a cada dia, conforme o professor. “Ainda assim, o espírito de união, de força e de alegria nos move. O momento que atravessamos desde março de 2020 é, sem dúvida, um dos mais desafiadores de nossas vidas. Para os gestores, a tomada de decisões de acordo com o cenário da pandemia para preservar a vida de nossa comunidade. Para professores e servidores técnico-administrativos, as novas formas de trabalho por meio remoto. Para estudantes, a realização de atividades acadêmicas remotamente”, enumerou.

O professor Hidelbrando Soares mencionou, ainda, as situações preocupantes geradas pela pandemia da Covid-19 em todo o País, como falta de oxigênio e de outros insumos básicos em unidades de saúde, a promoção da desinformação e do negacionismo em relação às vacinas utilizadas no Brasil, as tentativas de desmonte da educação pública e a desvalorização da universidade e da ciência. Em contrapartida, ressaltou o reitor da Uece, a comunidade acadêmica não deixou de cumprir sua missão de produzir conhecimento científico, além de defender a democracia e a autonomia universitária.

“Após tantos desafios, os egressos da Universidade Estadual do Ceará tiveram formação não só como profissionais, mas como cidadãos comprometidos com seu papel social, com o desenvolvimento sustentável e com a qualidade de vida da comunidade. Vocês construíram uma bonita e relevante trajetória até aqui e agora vocês ocupam um novo lugar na sociedade. Utilizem esse lugar para fazer uma sociedade mais democrática, igualitária e sensível às necessidades das pessoas. O bom trabalho é aquele que impacta positivamente o contexto em que se vive, a relação com as pessoas e com o ambiente. Saliento a necessidade de buscarmos tempos mais democráticos e igualitários do que os que vivemos hoje. A partir de uma perspectiva de solidariedade é que conseguiremos fazer isso. A Uece orgulha-se de vocês. Agora, é o momento de alçar voos ainda maiores, e a Uece, como casa, estará sempre de braços abertos. Aos professores e às professoras, trago meu sincero agradecimento, que estendo aos servidores e às servidoras. A Uece segue firme no propósito de iluminar caminhos. Parabéns a todas e a todos os concludentes e aos seus familiares”, celebrou Hidelbrando Soares.

O reitor da Uece também saudou os profissionais da saúde, que têm protagonizado atitudes heroicas para salvar vidas estando na linha de frente do atendimento às vítimas da Covid-19, bem como aqueles que atuam na pesquisa científica, na formação em saúde e na atenção básica à população. Hidelbrando Soares também manifestou apoio ao Governo do Estado no enfrentamento à pandemia no Ceará e condenou as ameaças sofridas pelo governador Camilo Santana, a quem manifestou solidariedade. “Todas as suas ações merecem nosso respeito e apoio, sejam aquelas de enfrentamento direto à Covid, sejam as de apoio aos segmentos mais vulneráveis do nosso povo. Os ataques ao governador são retrato da ignorância, do ódio e do autoritarismo que se abateu em uma pequena parcela de brasileiros. Queremos registrar que a reitoria da Universidade Estadual do Ceará apoia o governador em todas as medidas em defesa da vida, da ciência e da democracia”.

As solenidades de colação de grau contaram com a presença do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), Inácio Arruda. Ele ressaltou os desafios impostos ao Ceará e a todo o Brasil pela pandemia da Covid-19 e enfatizou o compromisso da Uece em realizar as colações de grau de forma remota.

O secretário ainda registrou o crescimento de 122% da educação superior no Ceará nos últimos 10 anos. “Isso é muito significativo. O maior número de graduandos está no interior do Estado. É uma conquista sem precedentes. Para alcançar esse objetivo, foi necessário um investimento a longo prazo. Começou na educação infantil e no ensino fundamental, que teve como amparo central as nossas universidades, que formam os melhores professores. Essa formação pressionou o ensino superior com políticas públicas que foram introduzidas nos últimos anos, em especial no governo Lula, ampliando o espaço das universidades públicas”, destacou.

Inácio Arruda parabenizou os estudantes pela conclusão de uma etapa de grande importância, sobretudo em um período de tantas incertezas. “É um dia muito especial na vida dos estudantes, que concluíram seu curso de graduação, e dos docentes, que construíram esse caminho para esses jovens brasileiros, cearenses, nesse momento tão difícil da vida política, econômica e social que vive o Brasil e a humanidade. É preciso frisar a batalha que os povos travam desde os tempos ancestrais, na busca de superar os obstáculos e os desafios do presente e de avançar. É preciso abrir caminhos novos, e a Universidade Estadual do Ceará abre esses caminhos para uma parcela significativa da população do nosso estado, como uma das mais conceituadas do nosso país”, frisou o titular da Secitece.

Cerimônias

As cerimônias de colação de grau dos 339 formandos foram realizadas em formato virtual, via Google Meet, com transmissão ao vivo pela página da Uece no Facebook. Apesar da distância entre os participantes, os eventos foram marcados por muita música, muito afeto e muita gratidão.

Em 26 de março, o professor Hidelbrando dos Santos Soares conferiu o grau inerente a 86 concludentes dos cursos de Ciências Sociais, Psicologia, Música, História, Letras e Filosofia (Centro de Humanidades).

Já no dia 30 de março, foi a vez de 152 formandos receberem o tão sonhado título de graduados dos cursos de Medicina, Veterinária, Nutrição, Ciências Biológicas, Enfermagem e Educação Física (Faculdade de Veterinária e Centro de Ciências da Saúde), Geografia, Computação, Matemática, Física e Química (Centro de Ciências e Tecnologia).

Representando os docentes dos cursos de Geografia, a professora Cristiane Ferreira de Souza França desejou que os recém-formados na Uece tenham obtido uma formação ética, comprometida com a vida e com a construção de uma sociedade mais justa, que contribua com dias melhores. “Desejo que possamos nos fortalecer e nos inspirar em brasileiras e em brasileiros como Carolina Maria de Jesus, a ‘escritora que nasceu do improvável’ frente a tudo que lhe foi historicamente negado, em Marielle Franco, reconhecida internacionalmente pela formulação de leis em defesa dos direitos da população LGBTI+ e das mulheres pretas e das favelas, e, ainda, em Paulo Freire, que criou uma abordagem de ensino que busca, para além de ensinar a ler e a escrever, contribuir para que os estudantes tenham uma compreensão crítica do mundo e, assim, possam agir de forma consciente e propositiva”, ansiou a docente.

Concluindo as cerimônias de colação de grau em Fortaleza, em 31 de março, foi conferido o grau inerente a 101 concludentes, egressos dos cursos de Administração, Serviço Social e Ciências Contábeis (Centro de Estudos Sociais Aplicados) e Pedagogia (Centro de Educação).

Formanda do curso de Administração, Eduarda Macedo Vejar se solidarizou com as vítimas da Covid-19, em especial a servidora Maria Dilce Feitosa, secretária do Centro de Estudos Sociais Aplicados, e lembrou do caminho trilhado desde quando ingressou na Uece. “Lembro-me do orgulho e felicidade que senti em 16 de agosto de 2016 ao entrar na melhor Universidade Estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil e é o mesmo orgulho de estar hoje aqui como futura administradora. A educação é, acima de tudo, catalisadora de mudanças. A universidade, como o próprio nome diz, é um universo, e diria até mesmo um multiverso, afinal todos travaram suas próprias batalhas e foram protagonistas de suas escolhas, que resultou um denominador comum: estar aqui e agora”.

Com discursos críticos e cheios de emoção, a colação de grau do curso de Pedagogia rendeu momentos emocionantes para formandos e docentes. Representando os estudantes, a concludente Ana Maria Silva Nobre lembrou os desafios enfrentados pelos colegas para concluir o curso e salientou a importância em defender o ensino público superior gratuito.

“Não posso deixar de parabenizar cada um dos formandos de hoje, por todas as lutas e as dificuldades para chegar até aqui. Muitos de nós somos a primeira geração em nossas famílias de formados no nível superior e em uma universidade pública. Somos pardos, pretos, brancos, cotistas ou não. Somos diversidade e essa diversidade é o que deve prevalecer na universidade, ela deve ser para todos. Somos filhos de motoristas, agricultores, donas de casa, cozinheiras, costureiras, pedreiros, entre tantos outros que não puderam sonhar com um curso superior. Somos o fruto do sonho de gerações impedidas de sonhar. E esse feito precisa e deve ser pontuado, pois, na atual conjuntura, é essencial ressaltarmos a importância da valorização da educação, principalmente de defendermos a universidade pública, gratuita e de qualidade. Muito obrigada, Universidade Estadual do Ceará, por possibilitar a mim e aos meus colegas a realização desse sonho”, declarou a agora pedagoga.

Em discurso igualmente emocionado, a professora do curso de Pedagogia Maria Margarete Sampaio Braga lembrou o dia 31 de março, marcado pelo Golpe Militar de 1964, destacado pela denúncia sobre o que significou o período da Ditadura no Brasil, e desejou que o dia 31 de março de 2021, data da formatura dos 21 concludentes de Pedagogia signifique esperança e construção. Aos novos colegas de profissão, a Prof.ª Margarete orientou que vivenciem a educação de forma autêntica, seja no chão de escolas, públicas ou privadas, seja nas fundações, nas universidades, nas empresas ou nos hospitais.

“Desejo que seus olhos brilhem cada vez que uma criança venha a aprender, cada vez que um pai ou mãe reconheça o seu trabalho, cada vez que um colega ou uma colega de profissão modifique sua prática por inspiração sua ou você se permita com ele ou ela aprender, cada vez que um ex-aluno ou ex-aluna se torne uma referência ética no campo profissional que escolher, cada vez que você for testemunho de luta por dias melhores, cada vez que você se reconhecer como formador de seres humanos mais humanos”, declarou, emocionada.

Participaram, também, das solenidades o vice-reitor da Uece, professor Dárcio Teixeira; o chefe de gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz; além de pró-reitores, diretores de faculdades e de centros, professores, coordenadores e vice-coordenadores de cursos, e músicos do Coral, da Orquestra Sinfônica e do curso de Música da Uece. As cerimônias virtuais de colação de grau podem ser assistidas na íntegra por meio da página da Uece no Facebook.

Entre os dias 8 e 28 de abril, a Uece vai realizar, também de forma virtual, cerimônias de colação de grau para alunos dos campi do interior do estado: Faculdade de Educação de Crateús – FAEC (08/04); Centro de Educação, Ciências e Letras dos Inhamuns – CECITEC (09/04); Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu – FECLI (15/04); Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central-FECLESC (16/04); Faculdade de Educação de Itapipoca – FACEDI (23/04) e Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – Fafidam (28/04). Em 30/04, acontece cerimônia de colação de grau especial (Uece).