Uece forma 24 novos enfermeiros

29 de abril de 2022 - 11:11 # # #

Em um período ainda difícil devido à pandemia da Covid-19, profissionais qualificados na área da Saúde são de grande importância para a sociedade, e, nessa terça-feira (26), a Universidade Estadual do Ceará (Uece) formou mais 24 estudantes do curso de Enfermagem, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS).

A cerimônia, presidida pelo reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, aconteceu em formato virtual, acessível, com intérpretes de Libras e audiodescritores.

Para a representante discente, Lara Lídia Damasceno, “celebramos um representativo momento das nossas vidas acadêmica, pessoal e profissional, a nossa colação de grau. Integramos um grupo seleto de profissionais competentes para trilhar diferentes caminhos dentro da imensidão que é a Enfermagem”.

Com muita emoção, a coordenadora do curso de Enfermagem da Uece e representante docente, professora Edna Camelo Chaves, lembrou o contexto pandêmico. “Foi desafiante o processo de formação durante a pandemia de Covid-19. Para a comunidade acadêmica foram momentos de rever todas as técnicas de ensinagem e aprender outras, mas sabemos que as dificuldades contribuíram para o crescimento profissional de todos que fazem o curso de Enfermagem (docentes, discentes e servidores)”. E ressaltou a importância da educação e do ensino superior, “percebemos o quão relevante é ter uma formação acadêmica qualificada na perspectiva holística no cuidado com o ser humano”, disse a docente.

Durante a cerimônia, os concludentes realizaram o juramento oficial e o juramento de Enfermagem, que diz, em um dos trechos, “juro dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a Enfermagem com consciência e fidelidade; guardar os segredos que me forem confiados; respeitar o ser humano desde a concepção até depois da morte…”.

Para o reitor Hidelbrando Soares, a entrega de 24 novos enfermeiros à sociedade é motivo para festejar. O gestor parabenizou a todos e ressaltou a importância da área da Saúde, compartilhando novas conquistas da Instituição. “Uma conquista que terá importante repercussão nos próximos anos foi a decisão do Governo do Estado, em diálogo com as universidades, de garantir o processo de interiorização. Nesse processo, teremos a expansão da área da Saúde da nossa universidade, com oferta de cursos nas regiões de Quixeramobim, de Crateús e de Tauá”.

O reitor destacou também a aprovação da Lei Complementar nº 280/2022, que determina que a Uece, assim como as demais universidades estaduais, integrem o recém-criado Sistema Estadual de Integração e Cooperação Acadêmica Hospitalar (SICAH/CE). “Tivemos, ainda, a aprovação da Lei 280, que garante o protagonismo das universidades estaduais na condução das grandes estruturas hospitalares que foram e que estão sendo construídas no nosso estado. Isso coloca a área de Saúde da nossa universidade em outro grande desafio: participar da gestão de estruturas extremamente importantes de serviços de saúde do nosso estado, ao mesmo tempo que nos leva a outro patamar”.

O gestor comemorou, ainda, com os concludentes, o edital que seria em breve lançado para a instituição. “O edital de concurso público para a Universidade Estadual do Ceará, com 365 vagas. Esse será o maior concurso público que a Uece já realizou em 47 anos de história. Ampliaremos a nossa capacidade de produção, mas, também, a nossa capacidade de luta. Serão 54% de professores efetivos a mais em nossa universidade”, celebrou o professor Hidelbrando.

A cerimônia de colação de grau contou com a presença de pró-reitores da Uece e de docentes do curso de Enfermagem da instituição. Contou também com a participação do curso de Música da Uece, por meio da exibição de gravações de números musicais.