Uece forma 234 educadores em faculdades do Interior

10 de maio de 2021 - 10:30 # # #

“O que a vida quer da gente é coragem”. A frase do livro Grande Sertão: Veredas, do escritor mineiro Guimarães Rosa, pode resumir a realidade de milhares de brasileiros, especialmente daqueles que acabaram de concluir uma etapa importante como a graduação e têm consigo a responsabilidade de fazer a diferença no mundo. Não por acaso, coragem foi a palavra utilizada pelo reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares, ao se dirigir aos concludentes dos cursos de licenciatura em Pedagogia, em Química e em Ciência Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), que colaram grau no fim de abril, somando-se aos demais novos graduados dos campi do interior vinculados à Uece: Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), Faculdade De Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC) e Faculdade de Educação de Crateús (FAEC). Juntos, essas faculdades diplomaram 234 novos graduados em solenidades ocorridas entre 8 e 28 de abril, referentes ao período 2020.1.

“Hoje, vocês ocupam um novo lugar na sociedade e saem dessa instituição em um contexto que lhes exige coragem. Coragem. Vivemos tempos difíceis. No mesmo momento em que atravessamos a mais grave crise sanitária dos últimos anos, enfrentamos diuturnamente as tentativas de desmonte da educação pública e do acesso à cultura, além das dificuldades de manter condições mínimas de sobrevivência enfrentadas por grande parte da população cearense e brasileira. São tempos que nos convocam a uma atuação crítica e responsável”, destacou o reitor, lembrando ainda a trajetória construída pelos novos graduados ao longo dos anos de estudo na Uece e a responsabilidade que eles possuem como cidadãos e como novos profissionais. “Vivemos em uma sociedade, em um país, em um mundo adoecido, assolado pela pandemia da Covid-19. Sendo assim, todos vocês têm uma grande missão de agir, lutar, buscar e garantir uma educação que seja utilizada como ferramenta efetiva de transformação de uma sociedade cuja crise sanitária tem agravado e aprofundado as desigualdades sociais”, disse aos 25 novos licenciados em Pedagogia, Química e Ciências Biológicas da FACEDI.

A solenidade, realizada via Google Meet devido às medidas sanitárias adotadas para a prevenção da Covid-19, teve a professora Cleonilda Paita Carneiro Pinto representando o corpo docente da FACEDI. Na ocasião, ela destacou os desafios da vida acadêmica e a beleza de ser professora. “A vida acadêmica é repleta de conhecimentos, de aprendizagem e de luta. Ensina sobre a vida, valores, amizade, trabalho em equipe, disciplina, foco, planejamento e cooperação, dentre outras coisas. E que profissão linda é a docência, aquela sem a qual não seria possível nenhuma outra. Ensinar é uma honra. Através da docência, realidades e vidas podem ser transformadas. Ensinar é uma arte. Como disse Paulo Freire, ‘a educação muda as pessoas, e pessoas mudam o mundo’. Levar educação significa oferecer oportunidades de aprendizagem e esperança de um futuro melhor, mais justo e com menos desigualdades”, ressaltou.

A diretora da FACEDI, professora Ana Paula da Silva Oliveira, recorreu ao cantor e compositor Milton Nascimento para lembrar aos novos graduados que “nada mais será como antes” e que, a partir daquele momento, a sociedade espera que eles façam a diferença.

Incentivo

Vencer a etapa da graduação exigiu esforço, dedicação e renúncias dos estudantes, que deverão manter o bom ânimo para continuarem a batalhar pelos novos sonhos. Essa foi a mensagem do professor Flávio Alexandre Falcão Nascimento, que representou o corpo docente durante a colação de grau da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM)/Limoeiro do Norte, que diplomou 63 pessoas nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, em Física, em Geografia, em História, em Letras Português-Inglês, em Matemática, em Pedagogia e em Química.

“Passamos grandes dificuldades, mas não focarei nisso, pois, como disse Jesus, ‘no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo. Eu venci o mundo’. Enquanto aqui estivermos, nesta vida, teremos aflições, angústias, medos, ansiedades, seja com um filho que está saindo mais uma vez para ir à faculdade, com uma prova ou um seminário que encontrará no percurso acadêmico. O mais importante na mensagem de Cristo não é se concentrar na aflição nem fingir que ela não é real, mas olhar para o caminho de superação a ser trilhado. Não se trata de fugir da nossa humanidade, mas de avançar na busca pelo bom ânimo que Ele recomenda que tenhamos. Bom ânimo esse que vem de horas de estudo e de dedicação ou de amigos reais. Como vocês costumam falar, ‘da faculdade para a vida’”, destacou o professor, lembrando que os novos graduados devem celebrar o legado palpável que construíram.

A diretora da FAFIDAM, professora Maria Lucenir Jerônimo Chaves, lembrou aos formandos que “nenhuma mudança é confortável, mas são elas que possibilitam mostrar o quanto somos capazes de ir além do que imaginávamos”. Ela também orientou os estudantes que seguirão na docência: “não se esqueçam do falou Nelson Mandela: ‘a educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo’”.

O reitor, professor Hidelbrando Soares, finalizou a cerimônia falando sobre sonhos, desafios e posturas exigidas pela realidade atual, além das mudanças impostas pela pandemia de Covid-19. “Há alguns anos, vocês tomaram a decisão de ingressar nesta faculdade. Com certeza, à época, tinham muitas expectativas, sonhos e certezas que foram se configurando ao longo do percurso, dando lugar à necessidade constante de aprendizado, especialmente no último ano, quando os desafios se mostraram de forma mais intensa para toda a comunidade acadêmica, especialmente o desafio de tocar a universidade de forma completamente diferente do que praticavam antes, por meio das atividades remotas. A pandemia tem sido desafiadora para todos nós. Nesse contexto, vocês tiveram que se distanciar dos corredores da FAFIDAM. Tiveram que se reinventar em prol do cuidado com vocês mesmos e com os outros. O ensino remoto também surgiu como uma forma de salvar vidas”, afirmou.

“Nessa conjuntura tão preocupante, precisamos lutar contra o obscurantismo e o negacionismo, especialmente em relação à ciência e às políticas públicas de saúde e de educação para o autocuidado. Ainda somos convocados ao combate às fake news, que representam um grande obstáculo para o engajamento da população tão necessária nessa luta contra a Covid-19, tendo em vista que os nossos principais recursos são as estratégias coletivas de prevenção do contágio e de imunização por meio das vacinas. Uma luz para o caminho, o conhecimento ético e comprometido com a sociedade talvez seja hoje mais importante do que nunca. Vocês, concludentes, encerram sua atuação em uma comunidade acadêmica fortemente comprometida com a educação, com a ciência e com o papel social que exercemos no mundo”, disse o reitor.

Amor para vencer desafios

O amor é mais uma das estratégias fundamentais para vencer os desafios impostos pela conjuntura atual. O alerta foi feito pelo professor Luiz Oswaldo Santiago Moreira de Souza, que representou os docentes durante a colação de grau de 39 estudantes dos cursos de Física, de Letras, de História, de Matemática, de Pedagogia e de Química da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC)/Quixadá. “Viver significa tomar partido. Não se ama sem ter lado. Amor não rima com indiferença. Amor não combina com neutralidade. O amor não admite a neutralidade. Ou se está ao lado do oprimido ou se comunga com o opressor”, destacou.

A diretora da Faculdade, professora Maria Lenúcia de Moura, agradeceu aos formandos a partilha do momento festivo e disse ser importante “celebrar a bravura de quem hoje se torna um profissional da educação”.

“Vocês são responsáveis por levar adiante a semente da democracia, igualdade e diversidade que aprenderam na FECLESC. Fecham um ciclo para iniciar um novo, e a Uece se orgulha de vocês. Temos grande alegria de ter contribuído para a formação de profissionais competentes, críticos e conscientes do seu papel no mundo.”, declarou o reitor, professor Hidelbrando Soares.

Vidas transformadas

Os novos graduados pela Universidade Estadual do Ceará deverão fazer a diferença no mundo, “ensinando, motivando e norteando seus futuros alunos”, destacou o professor da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), professor Durval Araújo de Mendonça, durante a solenidade de colação de grau de 56 egressos dos cursos de Ciências Biológicas, de Física, de Letras, de Matemática e de Pedagogia.

“Comemorem, festejem, pois vocês merecem”, disse o diretor da FECLI, professor Fernando Roberto Ferreira Silva, que se emocionou ao falar sobre os esforços das famílias para proporcionarem educação superior aos filhos, aos sobrinhos e aos netos. “A educação pode mudar vidas. Não só a vida dos meninos e das meninas que estão se formando, mas também a vida das suas famílias”, afirmou.

Sonhar e realizar

Durante a colação de grau dos 25 concludentes dos cursos de Ciências Biológicas, de Pedagogia e de Química do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC), a professora Selma Brito e o diretor Isaías Batista lembraram a importância dos sonhos para a construção de novas realidades.

“Seguir, pensar, inspirar, fazer, insistir, lutar, transpirar. Mil verbos vêm antes do realizar e, hoje, depois de passarem por tanta coisa, vocês estão realizando”, disse Selma Brito. “Não percam a capacidade de sonhar e de ter esperança no futuro. Que vocês possam, no presente, construir a cada dia o futuro que desejam”, completou Isaías Batista.

Conquista

Entre tantos discursos, qual palavra utilizar para resumir o que representa a conquista dos novos graduados? Para o professor Jones Baroni Ferreira de Menezes, da Faculdade de Educação de Crateús, não é possível resumir tamanho feito a uma só palavra. “São múltiplas as palavras para descrever essa conquista, essa experiência. Cada estudante teve uma experiência pessoal única e transformadora. Foram provas, seminários, viagens de campo, estágios etc. Tudo valeu a pena”, afirmou em seu discurso durante a solenidade de colação de grau de 26 formandos dos cursos de Ciências Biológicas, de Pedagogia e de Química.

Durante o evento, a diretora da Faculdade, professora Helena de Araújo Freres, aproveitou o seu discurso para reiterar a importância da ciência para a sociedade.

Interiorização do ensino superior

Ao longo das cerimônias de graduação, o reitor, professor Hidelbrando Soares, ressaltou a importância da Universidade para o Estado e o pioneirismo da Uece na interiorização do ensino superior, ofertando aos jovens dos municípios cearenses muito mais do que cursos de graduação, mas a possibilidade de mudarem de vida.

“A Uece foi a primeira instituição de ensino superior do Ceará a se interiorizar. Além disso, instituiu as cotas sociais antes que se tornassem políticas públicas estaduais. Contamos com forte presença de estudantes de baixa renda nas salas de aula, nos grupos de pesquisa e nas atividades de extensão. Isso é fundamental para a redução de desigualdades. Graças a essa política de interiorização, muitos de vocês são os primeiros de suas famílias a ingressar na universidade e concluir um curso superior. Nossos egressos nos orgulham muito. É no seio dessa comunidade acadêmica que eles têm formação técnica qualificada para o mundo do trabalho, mas também a formação crítica para exercerem seu papel na sociedade”, destacou.

Formação para a vida

O reitor lembrou que, ao longo dos anos de estudo na Uece, os concludentes construíram uma trajetória permeada de conhecimento e de responsabilidade social que devem ser utilizados para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e sensível às necessidades das pessoas e do ambiente.

“A formação que vocês tiveram nessa instituição contemplou a competência técnica para o trabalho e a construção da consciência crítica sobre o seu papel no mundo. Vocês fazem parte de uma comunidade acadêmica fortemente comprometida com a inclusão social, especialmente a partir de políticas de acesso e de permanência universitária”, disse. “Atuem com ética e compromisso com a comunidade na qual estão inseridos e nunca percam a delicadeza e o amor. tenham clareza de que um caminho se encerra aqui para que vocês possam trilhar um novo. A Uece tem orgulho de vocês e sentimo-nos muito felizes em ter contribuído para a formação profissional qualificada de cada um. Estaremos sempre de braços abertos para recebê-los”, acrescentou.

Diferença

No que depender dos estudantes que representaram os colegas durante as cerimônias de graduação, os novos educadores farão a diferença no mundo, sobretudo no contexto atual, em que as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19 exigem dos profissionais e dos cidadãos posturas mais críticas e atuantes. Em cada discurso, a solidariedade com as vítimas da pandemia, as lembranças de uma trajetória acadêmica marcada por desafios e por alegrias e o enaltecimento da ciência deixaram a certeza da formação de profissionais conscientes, solidários e responsáveis social e politicamente que farão a diferença no mundo.