Uece forma 197 novos profissionais em unidades do interior

16 de março de 2022 - 11:24

 

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou, entre os dias 17 e 25 de fevereiro, cerimônias virtuais de colação de grau para 197 novos profissionais formados nas faculdades do Interior no período 2020.2. A outorga de grau universitário foi concedida aos concludentes dos cursos da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC); do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC); da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI); da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC); da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) e da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM).

Em atendimento aos protocolos sanitários, as solenidades ocorreram em formato virtual, com transmissão ao vivo pela página da UECE no Facebook. O vice-reitor Dárcio Ítalo Alves Teixeira saudou os concludentes e comentou sobre a necessidade do distanciamento, ainda que as curvas de contaminação pela Covid-19 tenham diminuído no Ceará. A redução do contágio e a vacina contra a doença, segundo o vice-reitor, já fazem vislumbrar o retorno presencial das atividades.

“Nestes dois anos de distanciamento dos nossos alunos, sentimos falta da sala de aula, do convívio e da interação entre estudantes, funcionários e professores. É isso que alimenta os saberes e nos fortalece no dia a dia. É isso que os fortaleceu para chegar até aqui. A esperança sempre esteve presente. Este sentimento tão significativo, a esperança, se mantém e se renova nesse contexto, principalmente pela força da ciência e das políticas públicas de acesso à saúde. Por causa do avanço da vacinação, por exemplo, conseguimos pensar em um presencial com segurança, seguindo todas as recomendações das autoridades de saúde”.

O vice-reitor ressaltou ainda a expansão da Uece, fortalecida pela negociação, com o Governo do Estado do Ceará, do maior concurso para docentes efetivos da história da instituição. “Serão 365 vagas, sendo 183 para reposição dos nossos professores e 182 vagas para cursos novos. Também negociamos as chamadas de todos os professores temporários e substitutos aprovados na última seleção pública, bem como as vagas para concursos de professores visitantes. Também trabalhamos ativamente para melhoria do plano de cargos carreiras e vencimentos dos servidores técnico-administrativos, além da retomada de todas as obras da Capital e do Interior”.

O professor Dárcio Ítalo Alves Teixeira ainda congratulou os novos profissionais, enfatizando o conhecimento conquistado em uma universidade pública e de qualidade. “Os conhecimentos adquiridos durante a graduação de vocês servirão como um guia para o desenvolvimento das futuras profissões e das relações interpessoais que se fortalecem, seja face a face, seja remotamente como estamos agora. Ensinar e aprender são artes antigas movidas pela paixão. Isso nunca vai deixar de existir. Como diz Paulo Freire: não é no silêncio que os homens se fazem, mas nas palavras, no trabalho, na ação-reflexão. A UECE está de braços abertos a todos vocês que queiram continuar na vida acadêmica”, celebrou.

As cerimônias virtuais contaram ainda com a participação do chefe de gabinete da Reitoria, professor Altemar da Costa Muniz; da Pró-reitora de Graduação, professora Maria José Camelo Maciel; da Pró-reitora de Políticas Estudantis, professora Mônica Duarte Cavaignac; da Pró-reitora de Extensão, Maria Anezilany Gomes do Nascimento; da Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Maria Lúcia Duarte Pereira; do Pró-reitor de Planejamento, Paolo Giuseppe Lima de Araújo; do Pró-reitor de Administração, Fernando Antônio Alves dos Santos, do Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Carlos Décimo de Souza; além de professores e coordenadores de cursos e diretores das faculdades.

Para trazer alegria e brilho aos eventos, as solenidades contaram com apresentações de projetos musicais da Uece, como o Quarteto Quartzo, Grupo Doce de Flautas, projeto Grupo de Choro, Orquestra Transversal, Grupo Choro Grande Banda e Coral da Uece.

 

FAEC

Realizada em 17 de fevereiro, a cerimônia de colação da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) conferiu grau a 21 estudantes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, em Pedagogia e em Química. O concludente Antonio Jeovani Carvalho Ferreira, do curso de Ciências Biológicas, lembrou a trajetória no curso, destacando os desafios enfrentados, como o ensino remoto imposto pela pandemia.

O jovem agradeceu ao corpo docente da faculdade e ressaltou o compromisso dos novos biólogos. “A partir de hoje o peso da responsabilidade de ser aluno da FAEC deixa de pesar sobre nossos ombros. Todavia, temos um novo compromisso, pois, parafraseando o lema de nossa querida universidade, o qual iluminou nossos caminhos, agora nós temos uma nova responsabilidade: a difícil e importante missão de sermos luz no caminho da sociedade brasileira”.

O professor Orivaldo da Silva Lacerda Júnior, representando o corpo docente da FAEC, também enfatizou os percalços da vida acadêmica, que se traduziram em novas experiências e aprendizados. “Meu mais sincero desejo é que todos estejam iniciando o trabalho de suas vidas e que, como profissionais sérios, maduros, participem de grandes debates e embates, integrando os esforços de todos aqueles que buscam mudar o seu entorno, o nosso país e o mundo”.

CECITEC

Vinte e cinco concludentes do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC) colaram grau em solenidade realizada em 18 de fevereiro, nos cursos de licenciaturas em Ciências Biológicas, em Pedagogia e em Química.

Esperança foi o sentimento evidenciado pela professora Ana Paula Mota de Araújo, do curso de Pedagogia, que representou os docentes na solenidade; e também pelo diretor do CECITEC, professor Isaías Batista de Lima. “O que podemos dizer a vocês, queridos formandos e formandas, é que a travessia é contínua e é preciso ter esperança. Como nos diz o patrono da educação, Paulo Freire: esperança vem do verbo esperançar e não do verbo esperar. Esperançar é se levantar, ir atrás, construir, não desistir, ir adiante e juntar-se com outros para fazer de outro modo. Esta é sem dúvida a grande aprendizagem deixada pela pandemia da Covid-19”, refletiu.

“Assumam em todos os espaços que vocês estiverem a defesa da educação, da ciência e da universidade. É essa instituição que consegue dar um alento, sobretudo numa época de pandemia. A universidade e suas pesquisas nos mostraram sua potência e capacidade de superar as dificuldades”, acrescentou o professor Isaías Batista.

FECLI

A cerimônia remota de colação de grau da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI) reuniu, em 22 de fevereiro, 36 graduandos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, em Letras/Português, em Letras/Inglês, em Matemática, em Física e em Pedagogia.

O diretor da FECLI, professor Fernando Roberto Ferreira Silva, destacou os percalços citados pela oradora discente, Cícera Patrícia Batista da Silva, que representou os concludentes da FECLI ao discursar na cerimônia. Ele lembrou que a pandemia de Covid-19 acentuou as dificuldades que já são inerentes à jornada dos graduandos.

“O tempo vai amenizando as dificuldades, fazendo com que a gente sinta saudades desse período, das lembranças boas com os colegas e professores, das conversas nos corredores e ônibus. Vocês estão hoje completando uma das etapas mais felizes da vida de vocês”, disse o diretor. Ele ainda agradeceu aos amigos e familiares pela compreensão de que a casa da família passou a ser a sala de aula dos estudantes, após o início das aulas remotas.

“Exerçam a docência com responsabilidade. Defendam a profissão que vocês abraçaram e se sintam orgulhosos dela. Tenham orgulho da FECI e da Uece, assim como nós estamos orgulhosos de vocês”, incentivou o professor Fernando.

FECLESC

No dia 23 de fevereiro, foi a vez dos 32 graduandos da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) colarem grau nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, em Física, em História, em Letras, em Matemática, em Pedagogia e em Química.

Em discurso repleto de gratidão e reconhecimento, a concludente Maria Letícia Ferreira Soares, do curso de Licenciatura em História, representou os graduandos, ressaltando a importância da FECLESC e da universidade pública para o sertão cearense.

“É hora de cada um embarcar em sua própria caminhada, sem esquecer jamais os laços que nos uniram, a casa que nos acolheu e o abraço fraterno de cada um. É nesse sentido que compreendemos a importância de defender a universidade pública. Somos uma minoria, que diante das dificuldades impostas, permanecemos. A FECLESC – com seus corredores repletos de coragem, com ventos que sopram resistência e com abraços que nos fazem entender que a vida só é boa quando compartilhamos conhecimentos – nos deu força para persistir. A jornada de muitos estudantes que estão colando grau diz respeito também ao seu lugar social”, frisou.

Vinculado ao curso de História e representando o corpo docente da FECLESC, professor Manoel Carlos Fonseca, destacou que a sociedade vive “tempos sombrios, de fascismos e negacionismos – tempos nos quais correm perigo a liberdade e a verdade. Temos um presidente que afirma enfaticamente a inutilidade das ciências e das artes”. O professor felicitou os graduandos, esperando que “a vivência e o aprendizado da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central os tenham feito bons profissionais e que tenham, sobretudo, clarificado o compromisso essencial que um cientista deve ter com a verdade e com a justiça”.

FACEDI

A Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) graduou 34 novos profissionais nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, em Ciências Sociais, em Pedagogia e em Química, no dia 24 de fevereiro.

Diretora da FACEDI, a professora Ana Paula da Silva Oliveira enalteceu a função dos professores e frisou que a colação de grau é a primeira de muitos processos de formação que serão vivenciados pelos novos docentes. “A formação do professor é um processo contínuo, dinâmico, permanente e inconclusivo. É um grande feito se formar um profissional da educação com qualidade no Brasil, que dirá se formar tendo que enfrentar uma pandemia”.

A diretora convocou os formandos a seguirem na luta pela educação, sobretudo após os efeitos da crise sanitária gerada pela pandemia. “Agora, formados como docentes, compre-nos dizer que é preciso seguir em frente na grande missão de continuar lutando pela garantia de educação, que seja utilizada como ferramenta efetiva de transformação de uma sociedade maltratada pela crise sanitária da Covid-19, que tem escancarado um abismo social na educação de nosso País, em especial na educação pública”, assinalou.

A professora Ana Paula ainda evidenciou o protagonismo da UECE diante da pandemia, tendo se colocado à frente na luta contra a Covid-19, seja em pesquisas, elaboração da vacina, no desenvolvimento do Capacete Elmo e se destacando na defesa da ciência.

FAFIDAM

No último dia 25, concluindo as cerimônias de colação de grau das faculdades do interior, a Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), sediada em Limoeiro do Norte, graduou 49 alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, em Física, em Geografia, em História, em Letras/Língua Portuguesa e Inglesa, em Matemática, em Pedagogia e em Química.

Lucas da Silva Cunha, concludente do curso de Geografia, representou os discentes na cerimônia. O jovem lembrou dos obstáculos impostos aos estudantes da graduação, ao dividirem o tempo entre família, estudos, vida social e, no caso de muitos alunos, com o trabalho. Lucas destacou a batalha de muitos estudantes que precisavam se deslocar entre municípios para concluir a tão sonhada graduação.

“São diversas as realidades dos graduandos que entram pela porta da FAFIDAM e das diversas instituições de ensino superior no País. Estudantes que saem de suas cidades, em deslocamentos cansativos para Limoeiro do Norte, carregando na mochila sonhos e esperanças de proporcionar uma vida melhor para suas famílias. Quando, no curso de Geografia, estudamos sobre os deslocamentos populacionais, entre eles deslocamento pendular para trabalho e estudo, o assunto não é algo distante dos graduandos ali presentes. Era nossa realidade e era muito significativo”, lembrou.

A diretora da FAFIDAM, Maria Lucenir Jerônimo Chaves, ressaltou que mais uma etapa foi encerrada com o modelo de aulas remotas e citou a saudade dos auditórios cheios, dos familiares, amigos, professores, fotografias e sorrisos. “Porém, apesar disso, é preciso olhar para o que levaremos para o amanhã. O que, de fato, marcará uma nova etapa em suas vidas. Afinal, se chegaram até aqui é porque se mostraram aptos a exercer uma profissão, a de professor”.