UECE firmará convênio com Universidade Nacional de Quilmes, na Argentina

28 de maio de 2015 - 13:46

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Jackson Sampaio, recebeu na manhã desta quarta-feira, 27, no gabinete da Reitoria, a visita da professora e pesquisadora da Universidade Nacional de Quilmes (UNQ), da Argentina, Cristina Teresa Carballo.

alt

O motivo da visita foi a parceria que será em breve firmada entre as duas universidades, com o objetivo de realizar intercâmbio para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação, assim também como o desenvolvimento conjunto de programas de pesquisa, inicialmente com o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE.

A UNQ tem como funções básicas a docência, a pesquisa, a extensão, a formação de recursos humanos, o desenvolvimento tecnológico, a inovação produtiva e a promoção da cultura. Hoje, aos 25 anos de sua fundação, a universidade argentina conta com mais de 11.000 alunos entre seus 18 cursos de graduação e quatro de pós-graduação, além de que, como disse a pesquisadora, a Universidade de Quilmes nasceu com a vocação para o ensino à distância.

Atualmente a UECE conta com 20 convênios para intercâmbios. Entre as universidades parceiras recentemente foram incorporadas a Universidade Del Salvador, Universidade Nacional de La Plata, Universidade Nacional de Rosario, Universidade de Lyon, Universidade de Castilla-La Mancha e Universidade Eötvös Loránd.

Estiveram também presentes na reunião o coordenador do curso de Geografia da UECE, professor Otávio Costa, a professora, também da Geografia, Denise Bomtempo, e o assessor de relações internacionais da UECE, professor Edmar Pereira.