Uece firma parceria com hub de inovação dedicado ao desenvolvimento de hardwares

31 de março de 2022 - 15:21

Inauguração do Jabil Brasil Centro de Inovação ocorreu nessa terça-feira (29). Expectativa é que o primeiro edital seja lançado nos próximos meses.

Pesquisa e inovação estão entre as principais estratégias para a promoção do desenvolvimento socioeconômico do Ceará e do Brasil. Por isso, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) tem firmado parcerias importantes para fomentar essas iniciativas em diversas áreas e, por meio da Incubadora de Empresas e Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (IncubaUece), se tornou parceira do Jabil Brasil Centro de Inovação – primeiro hub de inovação no Brasil totalmente dedicado ao desenvolvimento de hardware -, inaugurado nessa terça-feira (29). A IncubaUece é a única incubadora com Credenciamento de Instituições junto ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação (Cati) no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Norte/Nordeste a formalizar parceria com o Jabil Brasil Centro de Inovação.

O reitor da Uece, professor Hidelbrando dos Santos Soares, participou do lançamento e destacou a relevância da parceria para o desenvolvimento das startups cearenses e do setor como um todo no País. “A instalação do primeiro hub de inovação em hardware no Brasil é uma aposta no desenvolvimento de hardware a partir dos pequenos empreendedores, boa parte deles com excelentes ideias no ambiente universitário. O Jabil Brasil Centro de Inovação tem o objetivo de apoiar ideias e projetos que fortaleçam a produção de hardware no Brasil. A Uece passa a fazer parte desse hub nacional para apoiar, de forma especial, as iniciativas de startups cearenses no desenvolvimento tecnológico em hardware. Queremos ser referência nesse hub na apresentação de ideias e de projetos inovadores a partir do Ceará”, afirmou, acrescentando que a parceria entre a Uece e o Jabil Brasil Centro de Inovação foi possível por meio da articulação com o Instituto de Gestão, Redes Tecnológicas e Energias (Irede), que também é parceiro da Universidade.

De acordo com o coordenador executivo da IncubaUece, Leonardo Rocha, a Uece será o ponto de articulação entre as iniciativas de startups de hardware no Nordeste com a Jabil Brasil Centro de Inovação. Na prática “startups do Ceará e do Nordeste poderão incubar seus projetos na IncubaUece e, assim, ter acesso a toda a infraestrutura que o hub da Jabil – uma gigante no setor de hardware, presente em 30 países – oferece, incluindo equipamentos de alta tecnologia na produção de hardware, mentorias e financiamentos através de leis de informática”, explicou.

Formas de participação

Durante o lançamento do Jabil Brasil Centro de Inovação, o gerente de Desenvolvimento de Operações na Jabil, Gustavo Oliveira, e o gerente de Unidade de Negócios na Jabil, André Basílio, explicaram que as startups poderão se beneficiar do hub de duas formas: prototipação, quando a startup já tem um produto e precisa aperfeiçoá-lo e torná-lo escalonável; e por meio de desafios reais gerados por parceiros, quando serão lançados editais para o desenvolvimento de hardwares que atendam a esses desafios.

“No primeiro caso, o hub vai lapidar o produto e trabalhar com a startup para deixá-lo pronto para o mercado. O hub ajudará a startup nessa primeira etapa e na aquisição dos componentes, usando a cadeia de suprimentos Jabil, e suportar toda a fase da prototipagem e da validação no laboratório. Passando por esse modelo, teremos um produto pronto para o mercado e para ser escalonável. No segundo caso, serão selecionadas startups que possam desenvolver um hardware capaz de atender ao desafio e solucionar o problema de nosso parceiro. Isso inclui o desenvolvimento do projeto, a produção dos protótipos e a aquisição dos componentes, dentre outras etapas”, detalhou Gustavo Oliveira.

Setor no Brasil

Conforme estudo da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro), apenas 3% das startups no Brasil são focadas em hardware, enquanto países como China e Coreia do Sul possuem 50% das suas startups focadas na área. O estudo mapeou 515 startups de hardware no Brasil. Os principais mercados atendidos pelas startups de hardware são a indústria, agronegócio, saúde e bem-estar, serviços, energia, logística e mobilidade urbana e Smart Cities, dentre outros.

“Existe uma grande demanda, mas o número de startups na área de hardware ainda é muito pequeno. Assim, esperamos que o hub faça a diferença nesse sentido”, disse o coordenador executivo da IncubaUece. De acordo com ele, a expectativa é que o primeiro edital de desafio para que startups de hardware possam ser incubadas na IncubaUece e façam parte do hub seja lançado ainda neste ano.