Uece firma convênio com cinco universidades europeias e latino-americanas

1 de junho de 2015 - 16:59

No período de outubro de 2014 a maio de 2015, o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Jackson Sampaio, realizou viagens à Europa e América Latina para firmar convênios, nos mais diversos campos do conhecimento, por áreas prioritárias, com cinco universidades.

O professor Jackson esclarece que classifica de áreas prioritárias aquelas que oferecem possibilidades de trabalho conjunto e ressalta que “os pesquisadores da Uece podem ampliar as áreas por meio de suas próprias prospecções”.

A articulação das parcerias com as cinco universidades europeias e latino-americanas foi feita por meio do programa Ciência sem Fronteiras; quatro por intermédio do Programa Universia do Banco Santander, além do Programa Erasmus.

Veja abaixo as instituições visitadas e áreas prioritárias:

Universidade Eotvos Lorand, Budapeste, Hungria

Parceria com o departamento de Letras/Língua Portuguesa, alavancada pela criação na Uece de um núcleo de línguas da Europa Central, com a presença de um leitor húngaro.

Articulação: Programa Ciência sem Fronteiras e do Programa Erasmus.

Disponibilidade de disciplinas oferecidas em inglês, para pesquisa, graduação e pós-graduação sanduíche em cinco áreas prioritárias:

1. Computação

2. Psicologia

3. Ciências Biológicas

4. Física

5. Química

Universidad Castilla-La Mancha, Toledo, Espanha

Parceria com o departamento de Letras/Língua espanhola, possibilitada pelo convênio de extensão para imersão em Espanhol na cidade de Toledo, um projeto da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Articulação: Programa Ciência sem Fronteiras, Programa Erasmus e Programa Universia, do Banco Santander.

Disponibilidade para pesquisa, graduação e pós-graduação sanduíche em dez áreas prioritárias:

1. Letras/Língua Espanhola

2. Direitos Humanos

3. Administração Pública

4. Veterinária (Sanidade Animal)

5. Enfermagem

6. Geografia

7. Serviço Social

8. Ciências Biológicas

9. Física

10. Química

Universidad Autónoma Metropolitana-Xochimilco, Cidade do México, México

Parceria com os departamentos de Psicologia e de Saúde Pública, como resultado do convênio de Atenção Psicossocial, Saúde Mental e Trabalho, com o grupo de Pesquisa Vida e Trabalho, da Uece.

Articulação: Programa Ciência sem Fronteiras e Programa Universia, do Banco Santander.

Disponibilidade para pesquisa, graduação e pós-graduação sanduíche em sete áreas prioritárias:

1. Saúde Coletiva

2. Psicologia

3. Geografia

4. Ciências Sociais

5. Ciências Biológicas

6. Física

7. Química

Universidad Nacional de La Plata, La Plata, Argentina

Parceria de bolsistas de graduação, em Letras/Língua Espanhola e História, do Programa Universia, do Banco Santander, e projetos conjuntos de pesquisa em Arqueologia, com a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central FECLESC).

Disponibilidade para pesquisa, graduação e pós-graduação sanduíche em nove áreas prioritárias:

1. Letras/Língua Espanhola

2. História

3. Arqueologia

4. Enfermagem

5. Ciências Biológicas

6. Física

7. Meteorologia/Astronomia

8. Química

9. Veterinária

Universidad Nacional de Rosário, Rosário, Argentina

Parceria com os departamentos de Psicologia e de Saúde Pública, alavancada pelo convênio de Atenção Psicossocial, Saúde Mental e Trabalho com o grupo de Pesquisa Vida e Trabalho, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Uece.

Disponibilidade para pesquisa, graduação e pós-graduação sanduíche em três áreas prioritárias:

1. Psicologia

2. Enfermagem