UECE faz parceria com universidades da Hungria e da Espanha

22 de abril de 2015 - 13:51 #

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Jackson Sampaio, viajou no último domingo, 19 de abril, para cumprir agenda na Universidade Eötvös Loránd (ELTE), a mais antiga universidade da Hungria, e para a Universidade Castillha-La Mancha, na Espanha.

No caso da visita a Budapeste, o reitor Jackson Sampaio atende a convite do reitor Mezey Barna da IES húgara. Os dois dirigentes já identificaram várias linhas de colaboração científica entre a ELTE e a UECE, em contatos anteriores.

Na Hungria, Jackson Sampaio ficará no período de 21 a 24 de abril, para assinatura de Convênio entre a UECE e a ELTE, com a presença do Embaixador do Brasil, para intercâmbio de estudantes e de professores para o desenvolvimento de pesquisa em conjunto. O titular da UECE ministra ainda, um Seminário sobre história, cultura e literatura cearense, faz também o lançamento da Antologia de Poemas de sua autoria, traduzidos para o húngaro pelo professor Pál Ferenc, e participa de reunião no Ministério de Recursos Humanos, sobre a possibilidade de vinda para a UECE de um professor leitor a fim de que possamos instalar um núcleo de línguas da Europa Central.

A agenda do reitor, na Universidade Castilla-La Mancha, na Espanha, tem inicio no dia 25 e prossegue até 28 de abril, com assinatura de convênio de cooperação técnico-científica, visando intercâmbio de estudantes e professores, além de reforçar a parceria no campo da extensão, para formação em espanhol, já desenvolvida entre as duas instituiçõe. Jackson Sampaio inclui ainda no seu roteiro, visita aos dois campi da universidade espanhola, Toledo e Ciudad Real.

A ELTE é a mais antiga das universidades húngaras e faz 400 anos em 2015, quando a UECE fez 40. “Temos, em comum, várias possibilidades de cooperação acadêmica, nas áreas de humanidades, como línguas, por exemplo, eles têm um excelente Departamento de Português), de saúde, basicamente psicologia e enfermagem, e de tecnologia, com destaque para a biotecnologia, a informática e a aquicultura”, disse o reitor da UECE.

A Hungria tem tradição de cooperar com o Ceará em aquicultura. Na década de 1980, pesquisadores húngaros colaboraram com o Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS) em grandes projetos de piscicultura que beneficiaram particularmente o nosso estado.