Uece faz parceria com Colegio de la Frontera Sur, Chiapas, México

16 de setembro de 2016 - 11:52

Com o objetivo de obter mútua colaboração na formação de recursos humanos, intercâmbio de professores e pesquisadores, pesquisa e vinculação com o setor social, a Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) e o Colegio de la Frontera Sur (Ecosur) assinaram, nesta quinta-feira (15), Convênio Geral de Colaboração.

alt

Ecosur é um Centro Público de Pesquisa mexicano que visa realizar atividades de pesquisa científica básica e aplicada, que faz parte do Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (Conacyt). O reitor Jackson Sampaio fez a equivalência entre o Ecosur e os Institutos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O interesse na parceria surgiu quando o professor da Ecosur, Peter Rosset, esteve no Brasil para realização de trabalhos de iniciação científica na Faculdade de Educação de Crateús (Faec/Uece). Estávamos muito interessados na parceria com o Brasil e a assinatura deste convênio nos deixa muito felizes, declarou Rosset.

alt

Para assinatura do convênio estiveram presentes, além do reitor da Uece e do pesquisador mexicano, a chefe de Gabinete, Fátima Leitão Araújo; o assessor de relações internacionais da Uece, Edmar Pereira Neto; e a docente da Faculdade de Educação de Crateús (Faec/Uece) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), Lia Pinheiro Barbosa.