Uece faz doação de Livros para três Universidades de Guiné Bissau

9 de setembro de 2015 - 17:18 #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por intermédio de sua Editora (EdUece), faz doação de livros para três Universidades da República de Guiné Bissau: Universidade Jean Piaget, Universidade Lusófona Amilcar Cabral e Universidade Colinas de Boé. Os livros doados em diferentes áreas de estudos são de Ciências da Saúde, Literatura e Humanidades.

Para o diretor da Editora, professor Erasmo Miessa Ruiz, “conhecimento precisa ser difundido, é com base na clara percepção dessa necessidade que a EdUECE tem participado ativamente no apoio a eventos realizados na Uece. Uma editora acadêmica não pode se render às lógicas de mercado onde a divulgação e difusão do conhecimento obedece a regras econômicas e não tanto em relação ao mérito daquilo que é difundido”. Assim, é natural que a universidade seja sensível a doar alguns de seus títulos para as universidades africanas, afirmou o professor Erasmo Ruiz.

Jackson Sampaio, reitor da Uece, ressalta a importância da instituição, em estreitar ainda mais, os laços que nos une a Guiné Bissau e, ao mesmo tempo, compartilha a pesquisa que nós produzimos aqui. “Em ciência e pesquisa sabe-se que um mais um é sempre mais que dois. Que esses livros possam então se transformar nas sementes de proveitosas parcerias entre a Uece e nossas irmãs africanas!”.

Depois de sete anos longe do país, o jovem D’Mari Sanca, natural de Guiné Bissau, fala da importância de ter se formado na Uece, e antes do seu embarque, que ocorreu no último dia 4 de setembro, enviado especial para fazer a entrega dos livros doados pela Uece às três universidades guinesses, falou do apoio que a universidade lhe deu para concluir o seu curso de Ciências Biológicas.

alt

D’Mari Sanca falou também, da experiência de intercâmbio oferecido pelo “Programa de Estudantes Convênio de Graduação – PEC-G” foi grandiosa. “Acrescentou muito na minha vida, como também na formação acadêmica. Não sabia da dimensão desta valiosa vivência internacional, o que de fato mudou a forma de pensar e lidar com pessoas de outras culturas. Juntamente com as conquistas, amadureci e criei um caráter mais humano para respeitar as diferenças e fazer ser respeitado”.

D’Mari Sanca atualmente é estudante do curso de Especialização em Saúde Pública e servidor terceirizado da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), da Uece.

O ensino e a infraestrutura da Uece são excelentes, uma instituição de extrema qualidade seja no ensino, seja na pesquisa. Com uma ampla estrutura, os alunos têm todo o suporte necessário para desenvolver-se profissionalmente, pois o ensino é muito didático e interativo e a pesquisa é suprida com equipamentos de altíssima tecnologia que culmina em trabalhos de muita qualidade, concluiu Sanca.