UECE faz Colação de Grau para 452 formandos

31 de agosto de 2011 - 20:25 #

O Ginásio Coberto Paulo Sarasate foi o cenário perfeito para a Colação de Grau do semestre 2011.1 da Universidade Estadual do Ceará (Uece), realizada na noite da última sexta-feira (26/08). A solenidade foi presidida pelo Reitor Prof. Assis Araripe e contou com a presença do Secretário Executivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Pedro Castelo, que representou o Secretário René Barreira. Receberam o Diploma de Graduação 452 concludentes. Ao longo de seus 36 anos de existência a Uece já diplomou 53.171 profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento. A Uece oferece cursos de graduação em dois Campi, em Fortaleza e em seis unidades distribuídas no interior do Estado, Iguatu, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Quixadá, Crateús e Tauá. A Banda de Música da Polícia Militar saudou os concludentes e os presentes na solenidade.

O Reitor Assis Araripe ressaltou em seu discurso que, “Estamos todos envolvidos com novas e melhores políticas para a ciência, para a educação superior, para a tecnologia, políticas capazes de reduzir a defasagem existente entre o ensino superior e a demanda social pela formação de quadros competentes”. O professor Potiguar Fernandes Fontelle (maestro poty), orador docente, lembrou que “A Universidade mais uma vez cumpre o seu papel e (sente-se honrada) com mais essa leva de mentes transformadas, prontas para transformar o mundo. Façam isso. Transformem!!!”.

O orador discente, graduando do curso de Letras, Clifton Máximo Teixeira, disse que “todos devem amar com bastante força a profissão escolhida por cada um de nós e honrar o ofício que será exercido e o motivo de estarmos juntos aqui hoje. Vamos fazer valer a pena cada segundo de conhecimento adquirido ao longo da nossa trajetória nessa casa tão cearense, a UECE, que nos escolheu e também com muito esforço fez tudo, e de tudo, com dedicação, para que nos tornássemos pessoas melhores. Que este seja somente o início.

A solenidade contou também com a presença do Vice-reitor da Uece, professor Antônio de Oliveira Gomes Neto, os Pró-Reitores de Graduação, Lineuda Murta, de Pós-Graduação e Pesquisa, Jackson Sampaio, de Planejamento, Vladimir Spinelli, de Políticas Estudantis, João Carlos Holanda, Pesquisadora Institucional da Uece, professora Socorro Osterne, Vice-Diretora do Instituto Superior de Ciências Biomédicas, professora Célia Sampaio, do Presidente do Conselho Regional de Administração, professor Ilailson Silveira, Diretores de Centros, professor Marcos Colares, do CH, professora Conceição Pio, do CESA, professora Gláucia Posso Lima, do CCS, Diretor da FAVET, professor Célio Pires Garcia, professor Agileu Gadelha, que atuou como Mestre de Cerimônia, Ouvidor da Uece, professor Paulo Tadeu Sampaio, familiares dos concludentes, convidados, entre outros.

UECE em números hoje

Atualmente, conta com 17.988 alunos matriculados nos seus cursos de graduação, sendo 11.307 em Fortaleza, 5.050 nas unidades do interior do Estado do Ceará, 1.364 em cursos de educação à distância (Fortaleza e interior), 122 na Licenciatura Intercultural dos Povos Indígenas, 50 na Licenciatura em Educação para o Campo e 95 em cursos seqüenciais.