UECE faz colação de grau na capital para 423 formandos

27 de setembro de 2010 - 20:04 #

A colação de grau que Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou, na noite da última sexta-feira (24/09), na Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará (UFC), para os 423 concludentes de Fortaleza – semestre 2010.1 – foi marcada pela presença de 1.500 pessoas, entre formandos e seus familiares, professores, servidores e convidados. A solenidade foi presidida pelo Reitor da UECE, Prof. Francisco de Assis Moura Araripe, que em seu discurso destacou que essa Universidade “tem correspondido às expectativas sociais quanto ao papel, à função e ao espaço que lhe são reservados pelo povo e pelo governo. É, sem dúvida, uma instituição em contínua ascensão e conceito no contexto universitário, e tudo isso deve ser creditado aos nossos corpos docente, discente, técnico-administrativo”.

A Orquestra Contemporânea do Ceará sob a regência do maestro e compositor professor Alfredo Barros, na ocasião, deu o tom da alegria e com a execução dos hinos Nacional e do Ceará deixou que a emoção tomasse conta dos novos formandos e dos que lotavam aquele espaço. Os oradores docente e discente dessa colação foram da Faculdade de Veterinária da UECE (FAVET). Ao representar o corpo docente, o professor Marcos Fábio Gadelha, em seu discurso, fez um histórico de sua vivência na UECE desde os tempos em que iniciou a sua vida universitária, como aluno, professor, pesquisador e ocupando hoje, o cargo de coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinária, que recentemente se tornou Centro de Excelência na área, segundo a avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Prosseguindo em seu discurso, professor Marcos Fábio disse que, “neste momento, diante de vocês, formandos das várias áreas do conhecimento, em nome de meus colegas professores, ressalto que a Universidade cumpre, mais uma vez, a sua missão de formar profissionais, produzir e disseminar conhecimentos, visando ao desenvolvimento sustentável, como Universidade pública e gratuita, mesmo diante de cenários econômico e sociais nem sempre positivos”.

O orador discente, concludente do curso de Medicina Veterinária, Glauco Lemos Santos foi muito feliz em seu discurso, parece até que o cenário do “locus privilegiado para a guarda e a transmissão dos Saberes”, como disse o Reitor Araripe em seu pronunciamento, conspirava a seu favor. Depois de falar de seu mundo infantil com relação à escola até chegar ao “Universo”, como Glauco chamou a Universidade, destacou que a “instituição tem a função primordial de preparar o indivíduo para uma futura profissão. Em outras palavras, a Universidade tem a função de formar indivíduos que possam contribuir para a sociedade em que vivem através do exercício de suas vocações”.

A Uece, nos seus 35 anos de existência, já formou mais de 51 mil profissionais. Os 423 graduandos do semestre de 2010.1 da UECE são dos cursos que pertencem aos seguintes Centros: Ciências da Saúde (CCS); Humanidades (CH);  Ciências e Tecnologia (CCT); Estudos Sociais Aplicados (CESA); Centro de Educação (CED) e da Faculdade de Veterinária (FAVET). A cerimônia de colação de grau contará com a presença de familiares dos concludentes, autoridades acadêmicas entre outros convidados.