Uece fará adesão à campanha apoiada pela ONU, Race to Zero

9 de dezembro de 2021 - 15:37 # # # # # #

Na próxima segunda-feira, 13 de dezembro, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) fará adesão à campanha apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), Race to Zero (Corrida ao Zero)/Carbono Zero. O evento acontecerá às 15h, em formato híbrido, reservado para convidados no Salão Nobre dos Conselhos Superiores do Sistema Funece/Uece e com transmissão ao vivo pelo canal UeceOficial no YouTube.

A campanha, promovida pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), tem como base reconhecer a necessidade de um esforço coordenado de grande escala, por parte de governos e sociedade, para reduzir emissões de gases de efeito estufa.

Com a adesão, a Uece se compromete em planejar a adequação de suas políticas, práticas, infraestrutura e logística à necessária redução de suas próprias emissões.

O evento de adesão contará com a participação do professor da Uece, Alexandre Costa, que fará a conferência “Uece nos tempos de emergência climática”. Segundo o pesquisador, além de ser considerada “inequívoca” a causa antrópica da elevação das temperaturas médias globais observada desde o início do período pré-industrial, com um aquecimento particularmente pronunciado nas últimas décadas, constata-se que o ritmo de aquecimento é muito mais acelerado do que mesmo em mudanças climáticas naturais significativas. Para efeito comparativo, no término da última era glacial, o planeta aqueceu cerca de 4°C ao longo de 10 mil anos, contra mais de 1°C no intervalo de um século na mudança do clima em curso.

Os impactos associados a essa situação são visíveis, por exemplo, em mudanças na frequência e intensidade de eventos extremos (ondas de calor, secas, tempestades severas, furacões, incêndios florestais e outros), perda de gelo marinho e continental, elevação do nível do mar, e consequências profundas – e em alguns casos já catastróficas – para ecossistemas e comunidades humanas.