UECE está na final do Prêmio FINEP 2009/Região Nordeste

12 de novembro de 2009 - 08:11 #

O projeto Com. Domínio Digital, parceria entre Instituto Aliança e Universidade Estadual do Ceará (UECE), está entre os três finalistas do Prêmio Inovação FINEP 2009/Região Nordeste, tendo concorrido na categoria Tecnologia Social. O Reitor da UECE, prof. Francisco de Assis Moura Araripe, participa, às 18h da próxima segunda-feira (16), em Recife, Pernambuco, da solenidade que anunciará o vencedor. O evento acontecerá no Instituto Ricardo Brennand, na Sala dos Conselhos, com a presença do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Luís Manuel Rebelo Fernandes e do Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE).

A 12ª edição do Prêmio FINEP de Inovação, criado pela Financiadora de Estudos e Projetos, foi lançado em maio deste ano, em Brasília,  pelo ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende. Trata-se da maior premiação à inovação tecnológica do país, com o objetivo de premiar esforços inovadores realizados por empresas, instituições de ciência e tecnologia e organizações sociais brasileiras. A produção é nacional, mas as suas aplicações podem ser tanto no Brasil como no exterior.

Os quatro vencedores regionais concorrem entre si, em dezembro, ao prêmio nacional. O vencedor recebe uma medalha da Organização Mundial da Propriedade Intelectual e um curso de especialização em Propriedade Intelectual oferecido pelo INPI. Este ano, os participantes concorrem a até R$ 29 milhões em financiamentos pré-aprovados pela FINEP, divididos entre os vencedores das etapas regionais e nacional. Desse total, serão até R$ 9 milhões em recursos não reembolsáveis e até R$ 20 milhões em recursos reembolsáveis do programa FINEP Inova Brasil.