Uece está entre as 50 melhores instituições brasileiras no ranking do SCImago

15 de março de 2018 - 11:50

alt

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) é a única universidade pública estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste entre as 50 melhores instituições acadêmicas brasileiras segundo ranking elaborado pelo SCImago Institutions Rankings (SIR) – que faz uma análise global das instituições de pesquisa públicas e privadas – referente a 2017.

Entre as 131 instituições brasileiras presentes no estudo, a Uece ficou na 44º colocação. No Estado, está atrás apenas da Universidade Federal do Ceará (15º lugar). Ao levar em conta a avaliação mundial, a Uece aparece na 641ª colocação, o que representa um avanço de 135 posições em relação a 2010 (início da série histórica), quando estava em 776º lugar.

Segundo o chefe de Gabinete da Reitoria, professor Francisco Edmar Pereira Neto, “o estudo mede o desempenho da instituição como pesquisadora, os resultados de inovação e os impactos sociais a partir da visibilidade na web.”

Os indicadores do SIR são divididos em três grupos (inovação, pesquisa e societal), destinados a refletir características científicas, econômicas e sociais das instituições, fornecendo estatísticas gerais de publicação científica, entre outros resultados, ao mesmo tempo que permite comparações entre instituições de diferentes tamanhos.

Veja o ranking completo das instituições brasileiras.