Uece entrega mais 40 médicos para a sociedade

14 de dezembro de 2018 - 17:27

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) acaba de diplomar sua 11ª turma do curso de Medicina. São mais 40 médicos capacitados para atender a sociedade. Os concludentes colaram grau na última terça-feira (11/12), no Campus Itaperi, em cerimônia presidida pelo reitor Jackson Sampaio.

Na solenidade, a turma, por meio de seu represente, o formando Leonardo Barreira Portela, relembrou o início dessa jornada. “Enxergo nesses sorrisos a mesma emoção de em 2013, quando descobrimos que teríamos o privilégio e a responsabilidade de sermos médicos. Alguns realizando seu sonho de infância, enquanto outros meio que, inconscientemente, respondendo ao chamado de Asclépio, deus da Medicina, que despertou em seus corações o desejo de ajudar o próximo e confortar as almas em sofrimento”.

Após relembrar bons e também difíceis momentos ao longo da trajetória de seis anos, a exemplo do período de Internato, quando cuidavam de “pacientes que já depositavam confiança demasiada para o alívio de seus sintomas”, o orador discente concluiu: “tudo isso valeu a pena!”.

A professora Maria Nicó Duarte de Castro Alves, representante do corpo docente, conhece bem o caminho percorrido pelos concludentes. “Acompanhei as muitas pelejas e mesmo sem poder fazer muito, me admirei da força e da boa índole de vocês”.

A docente orientou ainda os formandos para que sejam “eficientes e felizes” na profissão. “Com o genuíno respeito por si mesmo, facilmente enxergamos o outro. Cuida do outro quem sabe cuidar de si. Suportar a frustração gera um bem! Largamos o espelho ao lidarmos com a dor e a morte do outro. O tempo passa, a experiência transforma nosso limite e impotência, em juízo crítico. Esta é a essência do Juramento de Hipócrates, pura receita para sermos eficientes e felizes”, destacou.

O juramento de Hipócrates, específico para médicos, assim como o juramento oficial, foi realizado pelos concludentes durante a cerimônia, momento de maior importância da ocasião, juntamente à outorga de grau dada pelo presidente da solenidade.

Foi sobre este mesmo juramento, de Hipócrates, de tão grande importância para os que tomam a Medicina como profissão, que o reitor, também médico, Jackson Sampaio, falou aos novos doutores.

“A ética sem a habilidade técnica torna-se apenas uma boa intenção fracassada e a habilidade técnica sem ética gera horrores. (…) Devemos ter sempre cuidado, não só de praticar a justiça, mas que ela seja distributiva, pensando mais no coletivo do que nos indivíduos (…). A ética coletiva, a justiça distributiva, é tão importante para a prática médica como qualquer cuidado individual”, ressaltou Jackson Sampaio.

Os 40 médicos receberam ainda, das mãos do reitor, seus aguardados diplomas.

Estiveram também presentes na cerimônia o vice-reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares; a pró-reitora de Graduação, Mônica Cavaignac; a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Glaucia Posso Lima; e a representante da Coordenação do curso de Medicina, Maria das Graças Barbosa Peixoto.