UECE entrega a Parlamentares e empresário Medalha de Mérito

12 de março de 2014 - 17:56 #

Tarde noite memorável, assim foi a solenidade de entrega de Medalhas de Mérito Institucional e Educacional, a sete parlamentares e um empresário cearenses, agraciados pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), na última segunda-feira, 10 de março, no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi.

Antes da cerimônia, o Reitor Jackson Sampaio e o Vice-Reitor, Hidelbrando Soares, receberam os homenageados na Reitoria. Após a entrada do cortejo acadêmico, no Auditório, o reitor designou o Vice-Reitor, Hidelbrando Soares, e o Diretor da Faculdade de Veterinária, Decano dos diretores presentes à solenidade, Célio Pires Garcia, para conduzirem os agraciados ao recinto.

Receberam a Medalha de Mérito Reitor Antônio Martins Filho, na categoria Educacional, o senador Inácio Arruda (ausente por motivo de força maior), os deputados estaduais José Teodoro Soares e Raquel Marques, e os deputados federais Artur Bruno, Ariosto Holanda, Chico Lopes e Antônio Balhmann. A justa homenagem se deu pela aprovação de emendas parlamentares, individuais, de grupo ou de bancada, ao aprimoramento da infraestrutura operacional da UECE.

O empresário Fernando Cardoso Linhares (ausente, por motivo de saúde), foi agraciado com a Medalha de Mérito Reitor Antônio Martins Filho, na categoria Institucional, por ter doado 20 hectares de terreno para a UECE construir o campus da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC).

O reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, explica o motivo da concessão da Medalha de Mérito aos oito paladinos da esfera política e da sociedade civil: “O crescimento da Universidade tem sido inequívoco. Nos últimos 20 anos, passou de 28 cursos de graduação e nove mil alunos, para 77 cursos de graduação, 35 cursos de pós-graduação stricto sensu e 20 mil alunos, distribuídos por 11 campi. Porém, a infraestrutura não cresceu na mesma dimensão, nem os recursos disponibilizados no orçamento. A crise existente entre as condições de produção e a produção efetivamente realizada não é maior porque a UECE tem tido paladinos que, da sociedade civil e dos Parlamentos, observam o significado político, acadêmico, econômico, artístico e cultural da universidade, e apoiam de modo decisivo, seu desenvolvimento”.

Honraria criada em 2003 e aprovada pelo Conselho Universitário (CONSU) da UECE, em 2003, a Medalha de Mérito Reitor Antônio Martins Filho contempla cinco categorias: Científica, Cultural, Administrativa, Institucional e Educacional. Já foram agraciados o empresário Deusmar Queiroz, do Grupo Pague Menos, e o ex-prefeito de Fortaleza Juracy Magalhães, em 2003, ambos na categoria Institucional.

A mesa de trabalho, presidida pelo Reitor Jackson Sampaio, foi composta ainda pelo Vice-Reitor Hidelbrando Soares; pelo Ex-Reitor Assis Araripe; pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Jerfferson Teixeira de Souza; pela Pró-Reitora de Graduação, Marcília Chagas Barreto; pela Pró-Reitora de Extensão, Lúcia Helena Fonseca Grangeiro; pelo Pró-Reitor de Políticas Estudantis, Geovani Jacó de Freitas; pela Chefe de Gabinete, Josete Castelo Branco Sales e pela Ouvidora Geral da UECE, Francimá Rocha.

Estavam presentes ainda, a Reitora da UVA, Palmira Soares de Mesquita, o Deputado Hilário Marques, o Pró-Reitor de Planejamento, Fernando Antonio Alves dos Santos, o Pró-Reitor de Administração, Esaú Torres Fradique Accioly, os membros do Conselho Universitário (CONSU), que autorizou a outorga das medalhas, Diretores de Centros, Faculdades e Instituto, Coordenadores de Cursos de Graduação e Pós-Graduação, professores, servidores e alunos.

A apresentação musical ficou a cargo do Trio UECE, coordenado pelo Maestro Poty Fontenele,  composto pelos músicos Tarcísio Costa, Willian Ciríaco e Roberto Alves.

Paladinos da UECE recebem honraria

Conheça os agraciados com a Medalha de Mérito Reitor Antônio Martins Filho