UECE entrega 38 novos médicos à sociedade

9 de dezembro de 2014 - 17:22

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) entregou à sociedade e ao mercado de trabalho 38 novos médicos com a solenidade de colação de grau especial realizada na trde de sexta-feira, dia 5, na Sala dos Órgãos Colegiados, no prédio da Reitoria, no Campus do Itaperi.

A sétima turma do Curso de Medicina da UECE a se formar leva o nome do professor Fransciso José Costa Eleutério, tem como patrono o professor Herivaldo Ferreira da Silva e a paraninfa foi a professora Paula Frassinetti Castelo Branco Camurça Fernandes.

alt

Do professor Fransciso José Costa Eleutério, os formandos ouviram o conselho para serem “magnânimos na oferta gratuita desta rica farmacopeia: o saber ouvir o silêncio, o caloroso abraço, o olhar piedoso, o sorriso solto e a genuína lágrima. Sem estas virtudes, a milenar e nobre arte que lhes foi colada ao seu corpo e alma, na nossa querida Faculdade de Medicina da UECE, dará fim à toda sua real beleza”.

Em seu discurso, o reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, que fez parte da equipe que elaborou o Projeto Político-Pedagógico (PPP) do Curso de Medicina, disse que médico é uma das profissões mais antigas e a que primeiro estabeleceu um código de ética para seus profissionais.

alt

Segundo ele, na época de Hipócrates, o médico era também filósofo, permitindo assim uma visão humanística tão necessária no momento de maior vulnerabilidade do ser humano: quando da perspectiva de sua própria finitude. “Há a necessidade de uma visão para além da prática profissional”.

altO reitor, que presidiu a solenidade, encerrou seu discurso conclamando os novos médicos a honrarem a história de cada um deles, desta universidade. “Que vocês voltem para fazer mestrado, doutorado e como professores do nosso curso, de formados a formadores, mas sempre com a ética de cuidadores”.