Uece encerra o XXIII Enfermaio com premiação

15 de maio de 2019 - 14:41

Foi encerrado no último dia 08 de maio, a XXIII edição do Enfermaio da Universidade Estadual do Ceará (Uece). A solenidade de fechamento do evento foi marcada com a premiação dos melhores trabalhos apresentados durante o encontro, tanto na Graduação como na Pós-Graduação. Tema debatido “Tecnologias, inovações e os desafios da enfermagem no século XXI

O encontro contou com as presenças das professoras Rhanna Emanuela Lima de Carvalho, coordenadora do evento e tutora do Programa de Educação Tutorial (PET/Enfermagem); Maria Elisabete Costa da Cruz, Edna Dantas Guerra e Ana Valesca Siebra e Silva; pelos alunos membros do Programa de Educação Tutorial (PET) e demais professoras e discentes.

Promovido pelo curso de Graduação em Enfermagem e pelo Programa de Educação Tutorial (PET/Enfermagem), o XXIII Enfermaio teve como tema “Tecnologias, inovações e os desafios da enfermagem no século 21”. Durante o encontro, foram realizadas conferências, palestras, mesas redondas, apresentações de trabalhos científicos, oficinas e minicursos relativos à temática.

Os trabalhos premiados na graduação a classificação foi a seguinte:

1º lugar – José Gerfeson Alves;
2º lugar – Jordana Marjorie Barbosa do Nascimento;
3º lugar – Vitória Silva de Aragão.

Na Pós-Graduação classificação dos melhores trabalhos foram:

1º lugar – Daianny Cristina de Almeida Silva;
2º lugar – Ítalo Lennon Sales de Almeida;
3º lugar – André Ribeiro de Castro Júnior

O encontro congrega todo ano discentes, docentes, profissionais e representantes da saúde no âmbito municipal, estadual e federal, e oportuniza a troca de experiências dos discentes com profissionais do serviço e de outras instituições de ensino superior. A 23ª edição do Enfermaio reuniu mais de 300 participantes entre estudantes, professores e profissionais da área.

Segundo a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Gláucia Posso, o curso de graduação em Enfermagem da Uece tem nota 5 na avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Já a Pós-Graduação possui também nota 5 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ressaltou, lembrando ser esse um dos cinco cursos mais concorridos no Vestibular da Uece.

“O evento além de integrar os estudantes, professores para a discussão do tema, contou com representantes de diversas outras instituições”, ressaltou Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho.

No dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo, nascido em 12 de maio de 1820. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 1940, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Na abertura do evento, os participantes foram saudados com a brilhante apresentação musical do Grupo de Sopro da Uece, sob direção e regência do professor Heriberto Porto.

Durante séculos, a Enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano. A Uece, nos seus 44 anos de fundação, conta hoje com 323 alunos matriculados no curso de Enfermagem, tendo formado 2.026 profissionais.

A solenidade de abertura do Enfermaio ocorreu no dia 06 de maio e foi marcada com a conferência magna “Tecnologias, Inovações e os Desafios da Enfermagem no Século XXI”, ministrada pela professora Maria Corina Amaral Viana, pró-reitora de pós-graduação e pesquisa da Urca. No dia seguinte, 07 de maio, o evento contou com a Mesa Redona debatendo o tema “Estratégias e tecnologias desenvolvidas pela Enfermagem na busca da excelência da qualidade do cuidado”, com a participação Thaynara Ferreira Lopes (presidente da mesa redonda) e demais membros