Uece encerra o XXII Enfermaio e a II Mostra do Internato em Enfermagem

30 de maio de 2018 - 18:09

alt

Foi encerrada no último dia 25 de maio, a XXII edição do Enfermaio e a II Mostra do Internato em enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (Uece). A solenidade de fechamento do evento contou com a premiação dos melhores trabalhos apresentados durante o encontro e com a cerimônia da Insígnia e do Jaleco, de cerca de 70 estudantes do 8º semestre do curso de Enfermagem, que agora estão aptos para o Internato. As comemorações ocorreram no período de 23 a 25 de maio, no auditório Central, campus Itaperi.

A mesa de trabalhos finalizando o encontro de 2018 foi composta pelas professoras Francisca Gomes Montezuma, coordenadora do curso de Graduação em Enfermagem; Rhanna Emanuela Lima de Carvalho, coordenadora do evento e tutora do Programa de Educação Tutorial (PET/Enfermagem); Maria Vilanir Guedes, Maria Elisabete Costa da Cruz, Edna Dantas Guerra e Ana Valesca Siebra e Silva; pelo representante do Conselho Regional de Enfermagem, Adalilton Vieira; e pela representante do Sindicato dos Enfermeiros do Ceará, Anísia Ferreira.

alt

Promovido pelo curso de Graduação em Enfermagem e pelo Programa de Educação Tutorial (PET/Enfermagem), o XXII Enfermaio teve como tema “Enfermagem Uece: 75 anos de luta, construção do conhecimento e compromisso com a saúde”. Durante o encontro, foram realizadas conferências, palestras, mesas redondas, apresentações de trabalhos científicos, oficinas e minicursos relativos à temática.

O encontro congrega todo ano discentes, docentes, profissionais e representantes da saúde no âmbito municipal, estadual e federal, e oportuniza a troca de experiências dos discentes com profissionais do serviço e de outras instituições de ensino superior. A 22ª edição do Enfermaio reuniu mais de 500 participantes entre estudantes, professores e profissionais da área.

alt

Segundo a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Gláucia Posso, o curso de graduação em Enfermagem da Uece tem nota 5 na avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Já a Pós-Graduação possui também nota 5 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).  “Nós temos muito o que comemorar” , resumiu, lembrando ser esse um dos cinco cursos mais concorridos no Vestibular da Uece.

“O evento superou todas nossas expectativas, pois, além de integrar, trouxemos os estudantes, professores e preceptores do Internato de Enfermagem da Uece para a discussão, além de representantes de diversas outras instituições”, ressaltou Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho.

alt

No dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo, nascido em 12 de maio de 1820. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 1940, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Durante séculos, a Enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano. A Uece, nos seus 43 anos de fundação, conta hoje com 323 alunos matriculados no curso de Enfermagem, tendo formado 2.026 profissionais.

alt

A solenidade de abertura do Enfermaio, que ocorreu no último dia 23 de maio, foi marcada com a conferência magna “História dos 75 anos do curso de Graduação de Enfermagem da Uece”, ministrada pela professora Maria Vilani Guedes. Em sua fala, Vilanir Guedes parabenizou os acadêmicos que estão iniciando o Internato e os que estão finalizando essa caminhada. “Vocês agora estão assumindo a responsabilidade e o compromisso de cuidar da saúde de vocês e dos outros. A essência da enfermagem é o de cuidar, de tratar e acompanhar a saúde do ser humano”, afirmou.

Na tarde festiva do último dia 25 de maio, o auditório Central do campus Itaperi ficou lotado com as presenças de professores, ex-professores, servidores, amigos e familiares dos acadêmicos do curso de enfermagem. O evento contou ainda com a brilhante apresentação do Núcleo de Danças e Lutas (Nudal) da Uece.

alt

Quem chamou mesmo atenção foi o pequeno Júlio César, de um ano e oito meses, fazendo pose ao lado de  sua mãe, Larissa de Sá Machado, acadêmica do curso de Enfermagem.