Uece encerra, em Amontada, mais uma etapa do Programa de Incentivo à Capacitação

24 de setembro de 2012 - 12:24 # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou nos dias 18 e 19 de setembro, Colação de Grau para mais 57 alunos formados pelo Programa “Incentivo à Capacitação de Recursos Humanos para Melhoria do Ensino Fundamental e Médio”, nos municípios de Pereiro, a 328 km de Fortaleza e Potiretama, a 275 km da capital cearense. As duas cerimônias foram presididas pelo Vice-Reitor da UECE, Prof. Hidelbrando dos Santos Soares. Em Pereiro, a colação, para 21 graduandos, aconteceu na última terça-feira (18/09), na Escola Estadual Profissionalizante Maria Célia Pinheiro Falcão. No dia 19 de setembro, foi a vez dos 36 novos formandos do curso de Letras do município de Potiretama, cujo cenário da solenidade foi a Igreja Matriz da cidade. Amanhã, terça-feira (25/09), mais uma etapa desse programa se encerra com a conclusão das atividades do curso de Ciências Biológicas, no município de Amontada, a 165 km de Fortaleza.

Em Pereiro, o Vice-Reitor Hidelbrando Soares, ao falar, Parabenizou os formandos e seus familiares e enfatizou que eles são heróis de um processo de formação superior. Dirigiu-se ao professor Nelson Arruda, coordenador geral do programa “Incentivo à Capacitação de Recursos Humanos para Melhoria do Ensino Fundamental e Médio”, na Uece, dizendo-lhe que essa turma tem capacidade de seguir em frente. Pediu a “união de todos para que comecemos a mexer as nossas energias para que esse programa possa andar um passo a mais do que deu até agora”. Além dos concludentes e seus familiares, a solenidade contou com a presença de coordenadores de cursos, professores, de autoridades municipais, servidores e convidados.

Em Potiretama, professor Hidelbrando Soares falou da importância do programa, que acaba de entregar à sociedade 36 profissionais licenciados em Letras. Disse aos formandos que eles estão recebendo um diploma de uma Instituição que não é somente a melhor Universidade publica do Ceará. Ela é a oitava melhor Universidade Estadual do país. “Vocês só têm do que se orgulhar, de estarem se formando pela oitava universidade pública estadual do país e a melhor estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste”.

Falou ainda, que os cursos são realizados por meio de parceria entre a Universidade, Prefeituras e Governo do Estado e que produziu, sim, resultados extremamente positivos para o interior do estado do Ceará. Foi enfático em afirmar: “nós estamos modificando resultados. Esse é o papel do cidadão, principalmente, do agente cultural, que é o professor. Temos, em Potiretama, 36 professores formados em Letras, pois sem português e matemática avançamos muito pouco no desenvolvimento científico e tecnológico”. Lembrou que a qualidade desse curso é garantida pela qualidade do corpo docente da Universidade Estadual do Ceará.

O projeto, financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP), é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e executado pelas três Universidades Estaduais, competindo a Uece a implementação de 22 turmas, situadas em 17 municípios do Ceará. As turmas de Pereiro e de Potiretama são respectivamente a 20ª e 21ª de concludentes do programa, que encerrará essa etapa de formação, nesta terça-feira (25/09), com a conclusão das atividades do curso de Ciências Biológicas no município de Amontada, cuja cerimônia de colação de Grau ocorrerá no dia 25 de setembro.

Com os 57 novos profisionais dos municípios de Pereiro e Potiretama, a Uece comemora a marca de 600 alunos formados, por meio do  Programa Incentivo à Capacitação de Recursos Humanos para a Melhoria do Ensino Fundamental e Médio, desde que iniciou o projeto, em 2004. Em Pereiro, o curso de Matemática é coordenado pelo professor Romualdo Lunguinho Leite. A coordenação acadêmica do curso de Letras de Potiretama é da professora Kátia Cristina Oliveira, que a exemplo do Prof. Romualdo Lunguinho Leite, faz parte do corpo docente da Faculdade Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), em Limoeiro do Norte, a 194 km de Fortaleza, unidade acadêmica responsável pela coordenação pedagógica do programa nesses dois municípios da região jaguaribana.

Segundo o Prof. Nelson Arruda, ex- Diretor do Centro de Educação – CED e Coordenador geral executivo do projeto na UECE, o foco do programa era capacitar professores do ensino fundamental e médio de escolas públicas, nas áreas de Português, Matemática, Biologia e Química, e proporcionar aos egressos do ensino médio das escolas públicas dos municípios de menor IDM (Índice de Desenvolvimento Municipal), através de cursos essenciais, o acesso à universidade, de maneira a promover a inclusão social, fomentando ações que propiciassem a melhoria da qualidade da educação.

O Prof. Nelson Arruda enfatiza a importância e o alcance social do programa, “que contribui para sedimentar o compromisso da nossa Universidade com a interiorização do ensino superior de qualidade e a missão de formar novos professores, fortalecendo nosso papel de colaborar com a melhoria educacional do estado”.

Fotos: