XVI Semana Universitária reuniu em cinco dias 8 mil participantes

24 de novembro de 2011 - 21:05 #

Ao som da Orquestra Contemporânea do Ceará, regida pelo maestro Alfredo Barros, seguida da conferência do professor Luís Cláudio Villafañe Gonçalves Santos, sobre o tema “Brasil: Política Externa e Identidade”, foi aberta na manhã da última segunda-feira (21/11), no Auditório Central, no Campus do Itaperi, a XVI Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Durante cinco dias, passaram pelo Campus do Itaperi, cerca de 8 mil participantes. Presidida pelo Reitor da Uece, Assis Araripe, a solenidade contou com a presença maciça de estudantes, professores, servidores, visitantes e convidados. Em seu discurso, o Reitor falou dos 16 anos de Semana Universitária e lembrou que antes o evento contava com apenas 500 trabalhos científicos e hoje chega a quase 3.500.

O Reitor Assis Araripe ressaltou que “dentro de uma filosofia que vislumbra o potencial da Universidade, de cinco cursos de stricto sensu, passamos para 26. Isso significa uma Instituição competente que foi transformada na melhor Universidade do Nordeste do país. Tivemos grandes avanços na Extensão, como o Campus de Pacoti, localizado na região serrana do Maciço de Baturité, na Tecnologia da Informação (TI), informatizando toda a Universidade e iremos inaugurar o maior Hospital Veterinário do país, além de um complexo poliesportivo e o Restaurante Universitário (RU)”.

A Orquestra de Sopro da UECE, que tem como maestrina a professora Inez Martins, abre a solenidade de encerramento da XVI Semana Universitária, que adotou o tema “(Inter) nacionalização da Ciência e da Educação”, apresentando um repertório de músicas brasileiras e estrangeiras. Informa a coordenação do maior evento científico da instituição que cerca de 8 mil participantes, entre a comunidade acadêmica da Uece e de outras Universidades e Faculdades. Só do interior do Estado vieram dez delegações, com aproximadamente 500 pessoas entre estudantes e professores, das Faculdades da Uece e de outras instituições. Além do recorde de participantes, a Semana Universitária deste ano contou com quase 3.500 trabalhos científicos inscritos, superando todas as outras edições do evento.

A conferência de encerramento da XVI Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará (Uece), sobre o tema “Internacionalização da ciência e da educação: lastro para a formação humana emancipatória e soberania nacional”, será proferida pela pesquisadora Celi Nelza Zulke Tafarel, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a partir das 9h, desta sexta-feira (25/11), no Auditório Central do Campus do Itaperi. Em seguida, será a cerimônia de entrega das premiações aos autores dos melhores trabalhos científicos. Durante a solenidade, presidida pelo Reitor da Uece, Assis Araripe, o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Jackson Sampaio, anuncia a data da XVII Semana Universitária.

0971

Durantes os cinco dias da XVI Semana Universitária os participantes estiveram reunidos para atividades acadêmicas complementares e interdisciplinares, como palestras, mini-cursos, oficinas, mesas-redondas, concursos universitários, visitas técnicas, feiras e festas de integração, entre outras atividades. Recebem certificados os melhores trabalhos apresentados na forma oral e pôster, e alunos e professores, pesquisadores e orientadores, além de serem agraciados com medalhas e menções honrosas. O destaque do dia 23, quarta-feira, foi para o lançamento coletivo de 44 livros editados pela Editora da Uece EdUECE, cuja solenidade aconteceu no Auditório Paulo Petrola da Reitoria da Universidade, no campus do Itaperi.

Por ocasião da XVI Semana Universitária aconteceu, simultaneamente, o XX Encontro de Iniciação Científica, o XVII Encontro de Pesquisadores, o XV Encontro de Monitoria e Iniciação à Docência, o XIII Encontro de Grupos PET, o XIII Encontro de Iniciação Artística, o X Encontro dos Comitês de Ética da UECE, o IV Encontro de Extensão, a IV Mostra de Extensão e Cooperação Internacional, e a II Semana da Música.