Uece em parceria com a Unilab promovem encontro de pesquisadores

18 de junho de 2015 - 16:30 #

Intitulado “A Defesa do Atlântico Sul”

O Reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio, recebeu na Reitoria, na manhã, da última terça-feira, 16 de junho, acompanhado pela Chefe de Gabinete, Josete Castelo Branco Sales, e pela coordenadora do Observatório das Nacionalidades da Uece, Mônica Dias Martins, a visita de Carlos Timo Brito, do Ministério da Defesa Nacional; Luiz Rogério Goldoni, da Escola do Comando de Estado Maior do Exército; Paulo Fagundes Visetine, professor Titular do Departamento de Economia e Relações Internacionais e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e os professores Herbertn Ekwe-Ekwe (Inglaterra) e Henry Kah Kan (Camarões).

alt

Na ocasião, o reitor Jackson Sampaio, fez uma explanação apresentando a dimensão e os projetos prioritários da universidade, no ensino pesquisa e extensão.

Motivo da visita dos pesquisadores

A Uece e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) estão promovendo um Encontro de Pesquisadores intitulado “A Defesa do Atlântico Sul no Contexto da Cooperação Brasil-África”, que teve inicio nesta terça-feira, 16, e prossegue nesta  quarta e sexta-feira ( 17 e 19 de junho).

alt

O evento traz pesquisadores nacionais e internacionais no esforço de aprofundar a reflexão sobre as iniciativas, tanto diplomáticas como das Forças Armadas por parte do Brasil e dos países da África da Costa Atlântica, para o desenvolvimento de políticas comuns de proteção às suas riquezas naturais. 90% do comércio externo do Brasil, passa pelo Atlântico Sul, o que faz com que a defesa da estabilidade nesta região seja vital para o Brasil no século XXI.

Os dois primeiros dias de programação acontecerão no auditório da pós-graduação em Educação (PPGE) da Uece, enquanto o terceiro e último dia será realizado no Auditório do Campus da Liberdade, em Redenção/CE. O encontro tem apoio do CNPq e do Instituto Pandiá Calógeras.