UECE e Universidade do Chile assinam Acordo de Cooperação e Intercâmbio

10 de fevereiro de 2010 - 10:25 #

Um Acordo de Cooperação e Intercâmbio Acadêmico foi assinado na manhã desta terça-feira (09/02), entre a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade Del Mar (UDM), do Chile. O convênio vai estabelecer um programa de cooperação mútua e criar as condições necessárias para a efetivação do intercâmbio que irá atender professores, pesquisadores e alunos das duas Universidades, com níveis de graduação e pós-graduação. O documento foi assinado pelo Vice-Reitor da UECE, prof. Antônio de Oliveira Gomes Neto, Reitor em exercício, e pelo Vice-Reitor da UDM, prof. Leopoldo Briones Salazar. A solenidade de assinatura aconteceu no Gabinete da Reitoria, no Campus do Itaperi.

Na ocasião, o representante chileno fez uma explanação sobre o segmento universitário daquele país andino e falou que a iniciativa vai possibilitar maiores conhecimentos à comunidade acadêmica dos dois países. O Vice-Reitor da UECE falou também da Universidade no Brasil, que se identifica em alguns pontos com a do Chile. Segundo os termos do convênio, a assistência dada por cada um dos parceiros incluirá ensino, pesquisa e intercâmbio, cujos beneficiados serão os alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação e outros cursos oficiais oferecidos pelas duas Instituições, durante o ano acadêmico em que o intercâmbio acontecer.

A solenidade contou com a presença dos Pró-Reitores de Planejamento, Vladimir Spinelli Chagas, de Extensão, Celina Magalhães Ellery, de Políticas Estudantis, João Carlos Holanda Cardoso, professora Elivânia da Silva Moraes, representando a Pró-Reitoria de Graduação, representante do Escritório de Relações Internacionais da UECE, Camila Gomes Diógenes, e três professores que atualmente fazem pós-graduação na Universidade Del Mar: Wadson Antônio Santos, aluno de mestrado da UDM e é também, representante no Ceará da Universidade chilena; Sérgio Lobo, que está fazendo Doutorado em Educação, e Ernesto Cezar Xerez, que intermediou o convênio entre as duas Universidades.