Uece e Universidade de Havana assinam convênio de colaboração

21 de fevereiro de 2018 - 14:26

alt

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Universidade de Havana (Cuba) assinaram, na última quinta-feira (15/02), na capital cubana, convênio de colaboração entre as instituições por um prazo de cinco anos. Entre outros pontos, a parceria tem o objetivo de promover o desenvolvimento do ensino superior e da pesquisa científica e tecnológica. O documento foi assinado pelos reitores da Uece, Jackson Sampaio, e da Universidade de Havana, Gustavo Cobreiro Suaréz.

O convênio prevê o intercâmbio de docentes, pesquisadores, estudantes e pessoal administrativo; formação e aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores; intercâmbio de informação; realização de estudos e investigação; organização de programas, cursos, seminários, palestras, eventos; além de parceria em publicações e assessorias mútuas.

De acordo com o pró-reitor de Políticas Estudantis, Emerson Mariano, o convênio “possibilita qualquer grupo de estudo da Uece articular plano de trabalho específico com grupos de estudo da Universidade de Havana.” As ações serão intermediadas pelo Escritório de Cooperação Internacional (Ecint).

“A Universidade de Havana tem cursos de excelência na área de Medicina, Medicina Veterinária, Meteorologia”, avalia Emerson Mariano, que conduziu as negociações para o convênio junto com o chefe do departamento de Meteorologia da Faculdade de Meio Ambiente da Universidade de Havana, Yoel Martinez , e o vice-decano Docente do Instituto Superior de Tecnologia e Ciências Aplicadas da Universidade de Havana, Juan Ayón Alfonso.

Na assinatura do convênio, a Uece foi representada pelo professor do curso de Pedagogia e coordenador da Unidade de Educação Profissional (Unep), Nelson Arruda, que estava em Havana para participar XI Congresso Internacional de Educação Superior, entre os dias 12 e 16 de fevereiro.

Segundo a coordenadora do Ecint, Sônia Castro, desde 2012 a Uece tem ampliado o número de parcerias internacionais bilaterais. “Atualmente, ela (Uece) mantém convênio com 33 diferentes instituições estrangeiras”, informa. As instituições estão localizadas em 13 países: Estados Unidos, Argentina, Chile, Colômbia, México, Espanha, França, Hungria, Portugal, Reino Unido, Suécia, Cabo Verde e, agora, Cuba.