Uece e Universidade de Córdoba assinam convênio na manhã desta sexta

16 de março de 2018 - 17:17

alt

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Universidade Nacional de Córdoba (UNC), da Argentina, firmaram convênio de colaboração na manhã desta sexta-feira (16/03), no gabinete da Reitoria. A assinatura foi realizada pelo reitor Jackson Sampaio e contou com a participação da professora de Geografia da Universidade de Córdoba, Luciana Buffalo.

Essa é a 34ª instituição com a qual a Uece estabelece parceria, reunindo, no total, 13 países: Estados Unidos, Argentina, Chile, Colômbia, México, Espanha, França, Hungria, Portugal, Reino Unido, Suécia, Cabo Verde e Cuba. O convênio vai permitir que qualquer curso da Uece ou grupo de pesquisa proponha intercâmbios e trocas de experiências com a UNC, entre outras atividades.

alt

Segundo a professora do curso de Geografia e coordenadora e pesquisadora do Laboratório de Estudos Agrários, Urbanos e Populacionais (Leaup) da Uece, Denise Bomtempo, o convênio é fruto de uma parceria já existente entre o Programa de Pós-Graduação em Geografia e o Grupo de Investigação em Indústria, Território e Trabalho da Universidade de Córdoba desde 2016 – quando foi firmado o projeto Redes IX, com financiamento da Secretaria de Políticas Universitárias do Ministério da Educação argentino.

No ano passado, os professores Denise Bomtempo e Edilson Pereira Júnior – do Laboratório de Estudos do Território e da Urbanização – foram até Córdoba para ministrar disciplinas, fazer reuniões com grupos de pesquisa e realizar trabalho de campo na cidade argentina.

Desde a última sexta-feira (09/03), a professora Luciana Buffalo realiza as mesmas atividades na Uece e na Região Metropolitana de Fortaleza – RMF. “(A pesquisa de campo) envolve uma leitura das dinâmicas territoriais do Ceará vinculada à reestruturação produtiva, que é o tema do projeto (Redes Nove)”, explica Denise.

O grupo visitou, por exemplo,o Porto do Pecém, a sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e indústrias de confecções e de alimentos de Fortaleza e RMF. O objetivo é entender a Geografia das Indústrias a partir de um estudo comparativo entre Córdoba e Fortaleza.

Em maio deste ano, está prevista uma visita de cerca de 10 alunos da Pós-Graduação em Geografia, que vão participar de um curso que vai abordar a temática Crescimento Urbano e Desenvolvimento Sustentável.

Participaram também da assinatura o chefe de Gabinete da Reitoria, Francisco Edmar Pereira Neto; a coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional da Uece (Ecint), Sônia Castro; e dos professores de Geografia Edilson Pereira Júnior e Otávio Lemos Costa.