Uece e Universidade Autônoma de Barcelona celebram convênio de cooperação

22 de maio de 2018 - 13:13

alt

As universidades Estadual do Ceará (Uece) e Autônoma de Barcelona (UAB) celebraram, na manhã de segunda-feira (21/05), no Gabinete da Reitoria, convênio de cooperação acadêmica entre as instituições. Neste caso, o documento estreita os relações entre os mestrados Profissional em Ensino da Saúde da Uece e de Saúde Internacional e Cooperação da UAB.

Segundo o reitor Jackson Sampaio, a parceria vai permitir a mobilidade de alunos das duas instituições, além da realização de projetos de pesquisas comuns. “A Uece já tem parcerias antigas com as universidades da Catalunha, desde a época em que fomos lá desenvolver uma disciplina de Sistemas Comparados de Saúde para avaliar as reformas psiquiátricas e os movimentos de assistência à saúde mental (nesse países)”, comentou.

Depois, o professor espanhol José Luís de Peray – que representou a UAB na assinatura do convênio – participou de um projeto do Ministério da Saúde, realizado na Uece, sobre a Política Nacional de Humanização e Gestão em Saúde (PNH). Ele é ainda professor visitante há mais de 10 anos no Mestrado Profissional em Saúde e ministra disciplinas no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Uece.

alt

De acordo com José Luís, que também é professor de Saúde Pública da Universidade Pompeu Fabra, a expectativa é de que os primeiros estudantes espanhóis comecem a fazer intercâmbio na Uece já em 2019. “Para nós é importante, porque temos 90 alunos que devem fazer as práticas em outros países do mundo. Precisamos ter uma oferta suficiente para cobrir as necessidades dessas estadias”, afirmou.

Para a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Gláucia Posso, ter, logo no início, o indicativo de que estudantes estrangeiros virão desempenhar parte das atividades na Uece é um diferencial desse acordo. Ela ainda adiantou que os alunos poderão fazer práticas de saúde em Fortaleza, Maracanaú e Pacoti.

A professora do Mestrado Profissional em Ensino da Saúde, Cleide Carneiro, informou que esse convênio é costurado desde 2013 e comemorou a formalização do documento. Para a coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional (Ecint), Sonia Castro, a Uece passa por um importante momento de internacionalização, o que contribui para a melhoria dos indicadores em rankings universitários. “No caso desse convênio, é voltado para a Pós-Graduação. Então tem um peso maior, porque ele já vem com uma ação concreta, que vai ser esse intercâmbio de alunos”, ressaltou.

alt

Essa é a 35ª instituição com a qual a Uece estabelece parceria, reunindo, no total, 13 países: Estados Unidos, Argentina, Chile, Colômbia, México, Espanha, França, Hungria, Portugal, Reino Unido, Suécia, Cabo Verde e Cuba.

Participaram ainda da reunião o vice-reitor da Uece, Hidelbrando Soares; o chefe de Gabinete da Uece, Francisco Edmar Pereira Neto; os pró-reitores de Pós-Graduação e Pesquisa, Nukácia Araújo, de Graduação, Jerffeson Souza, de Extensão, Fernando Roberto, de Administração, Carlos Heitor Sales Lima, e de Planejamento, Fernando Santos; e a procuradora jurídica da Uece, Roberta Nunes.