Uece e Unilab articulam convênio que envolve a Fazenda Experimental de Guaiuba

17 de fevereiro de 2020 - 10:23 # # #

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Jackson Sampaio, recebeu no último dia 4 de fevereiro, no gabinete da Reitoria, a visita do reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), professor Alexandre Cunha Costa. O objetivo foi discutir convênio guarda-chuva entre as duas universidades.

De acordo com o reitor Jackson Sampaio, “a Uece tem forte presença no Maciço do Baturité e entorno, pela presença do campus de Educação Ambiental e Ecologia, em Pacoti, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), e do campus Experimental Agro-pecuário, em Guaiuba, vinculado à Faculdade de Veterinária (Favet)”. E explica, “esta presença compartilha problemas e soluções com a Unilab, pela privilegiada localização de seus campi de Redenção e de Acarape. A Uece já recebe, em nossa pós-graduação, alunos africanos de fala portuguesa que fizeram graduação na Unilab e já desenvolve vários projetos conjuntos de pesquisa e extensão, portanto, é hora de haver um novo salto neste relacionamento acadêmico tão promissor”.

O diretor do Hospital Veterinário Professor Sylvio Barbosa Cardoso (HVSBC/Uece), professor Dárcio Ítalo Teixeira, representando a Diretoria da Favet, esclarece que o novo convênio envolverá principalmente a Fazenda Experimental Dr. Esaú Fradique Accyoli de Vasconcelos, da Uece, localizada no município de Guaiuba, e a Faculdade de Agronomia, da Unilab.

Para o reitor da Unilab, o convênio resultará em benefícios para o Ceará. “Nós estamos plantando uma semente e acredito que vamos colher muitos frutos, não só para as duas instituições como também para o estado do Ceará e mais especificamente para o Maciço de Baturité”, disse professor Alexandre Costa.

“A Uece já tem uma tradição de quatro décadas de atuação e a Unilab, com uma década, já pode pensar em ações complementares, olhando esses equipamentos que já existem no Maciço, em Guaiuba e Pacoti. A ideia é de que as instituições cheguem juntas para potencializar essa parceria e abranger ensino, pesquisa e extensão em toda a região, onde a Unilab já tem uma pequena fazenda”, completou o reitor da Unilab.

Estiveram também presentes na reunião o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Uece, Isaac Neto Goes; o diretor do Instituto de Desenvolvimento Rural da Unilab, Lucas Luz; e o diretor do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza da Unilab, Jober Sobczak.