Uece é uma das quatro universidades selecionadas em chamada do British Council

28 de março de 2018 - 19:56

alt

Projeto da Universidade Estadual do Ceará (Uece) foi um dos quatro selecionados na chamada de “Capacitação e Internacionalização para Instituições de Ensino Superior”, realizada pelo British Council, em parceria com a Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Com o título “Capacity building and internationalisation: building sustainable partnership between UEA and UECE” – “Capacitação e internacionalização: construindo uma parceria sustentável entre a UEA e Uece”, o projeto é feito em parceria com a University of East Anglia (UEA), da Inglaterra. “Ele tem como objetivo fomentar a internacionalização curricular a partir das experiências de extensão universitária realizadas em comunidades cearenses”, afirma a professora Sandra Gadelha, da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam).

O projeto será coordenado pela professora Claudiana Nogueira de Alencar, do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (Posla), e realizado em parceria do Posla com o Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (Maie), da Fafidam e da Faculdade de Educação, Ciências e Letras e do Sertão Central (Feclesc). As atividades começam a ocorrer em abril, com a realização de seminários na Inglaterra e na Uece, promovendo o intercâmbio de professores das duas instituições.

O objetivo do programa é apoiar o fortalecimento de habilidades e capacidades de internacionalização das universidades brasileiras, com base nos conhecimentos e experiência de instituições de ensino superior do Reino Unido na área.

O financiamento está disponível para ações que visam valorizar o intercâmbio de conhecimentos e fomentar parcerias de longo prazo entre universidades brasileiras e britânicas, tais como consultoria, viagens, pesquisas, entre outras. O período de implementação do projeto vai até 30 de novembro de 2018.

As demais instituições selecionadas foram: Universidade Federal de Pernambuco, em parceria coma London South Bank University e a Universidade Estadual da Paraíba; a Cardiff Metropolitan University, em parceria com as universidades estaduais de Londrina, de Maringá, de Ponta Grossa, do Oeste do Paraná, do Centro-Oeste, do Norte do Paraná e do Paraná; e a University of Birmingham, em parceria com a Universidade de São Paulo.

* Com informações do site do British Council