UECE é uma das contempladas no edital CONFAP CNPq UK Academies 2018

4 de setembro de 2019 - 11:55

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) foi contemplada no Edital CONFAP CNPq UK Academies 2018, que fornece suporte para pesquisadores do Reino Unido interessados em estabelecer ou fortalecer colaboração com pesquisadores do Brasil. Em todo o país, foram 77 propostas aprovadas, dentre as 116 submetidas às fundações participantes, e a Uece compreende uma das quatro pesquisas contempladas no Ceará. O resultado foi divulgado no mês de julho.

O projeto, intitulado “Cautious Adaptation of System of Systems”, liderado pelo professor Paulo Henrique Maia, do curso de Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação (MACC) da Uece, teve como parceiro britânico o professor Yijun Yu, da Open University. A pesquisa se enquadra no contexto de sistemas que são formados a partir de outros sistemas previamente existentes e independentes entre si, mas que têm que colaborar para realizar novos objetivos. Tais sistemas podem ser tanto softwares quanto componentes físicos do mundo real. Além do professor Paulo Henrique, dois alunos de mestrado e mais dois alunos de iniciação cientifica também fazem parte do projeto, todos membros do Grupo de Pesquisa Engenharia de Software Distribuído (GESAD/Uece), coordenado pelo professor.

O objetivo é propor uma abordagem de adaptação “cautelosa” que suporte a mudança do comportamento desses sistemas integrantes em tempo de execução sob condições excepcionais para satisfazer os novos requisitos globais do sistema integrador, de forma que garanta a satisfação dos requisitos originais dos sistemas individuais. Por exemplo, a utilização de drones para entrega de órgãos entre hospitais, onde o drone pode ter que se adaptar a condições adversas para garantir a entrega do órgão, mas respeitando suas predefinições de fábrica, seria uma aplicação da abordagem proposta.

O projeto irá custear a visita de 16 dias do professor Yijun Yu ao MACC e reforçará uma parceria iniciada entre os professores no ano passado, que já resultou em dois artigos aprovados para importantes conferências científicas. Com isso, espera-se avançar não somente nesta pesquisa, mas também abrir novas frentes de investigação em outras áreas correlatas que envolvam outros pesquisadores e alunos do programa de mestrado, contribuindo para um aumento da internacionalização do MACC e da Uece.