Uece e Uern elaboram proposta de Dinter em Cuidados Clínicos em Enfermagem

29 de junho de 2018 - 13:21

alt

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) planejam apresentar à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) uma proposta de doutorado interinstitucional (Dinter) em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, tendo a Uern como instituição receptora e a Uece como promotora.

Na tarde desta quinta-feira (28/06), a diretora da Faculdade de Enfermagem Faen/Uern, Érica Louise, a professora Suzana Carneiro e o pró-reitor de Pesquisa e Graduação da Uern, Rodolfo Cavalcanti, reuniram-se com as coordenadoras do doutorado oferecido pela Uece, as professoras Lúcia Duarte e Vera Pessoa, para discutir a elaboração da proposta.

Conforme Rodolfo Cavalcanti, a intenção é que o Dinter seja voltado para professores e técnicos da Uern, abrangendo os servidores dos três campi que possuem cursos de Enfermagem – Central, Caicó e Pau dos Ferros.

“A implantação de um Dinter é uma estratégia que torna possível acelerar o processo de capacitação dos servidores. Uma vez a gente começa a prospectar um programa nosso de pós-graduação na área de Enfermagem. Então, é um processo que atende objetivos da Universidade a médio e longo prazos”, destaca Rodolfo.

Caso haja aprovação, complementa, a expectativa é que o curso realize a seleção de alunos ainda neste ano, com as aulas tendo início no primeiro semestre de 2019.

Segundo Érica Louise, a implantação do Dinter também tem um forte impacto positivo na realização de pesquisas dentro da universidade, impulsionando a produção científica. “Isso potencializa o enfrentamento de problemáticas relacionadas à saúde no nosso estado”, salienta.

Para a professora Lúcia Duarte, além de capacitar os professores e dar mais autonomia à Uern, a criação do Dinter também é positiva para a Uece, sobretudo devido à valorização do conceito do programa de Pós-Graduação.

Com informações da Agecom/Uern
Foto: Wilson Moreno/Uern