UECE e UCAM realizarão I Seminário Internacional e XVIII Enfermaio

30 de abril de 2014 - 13:55

O Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Investigación en Ciencias Sociosanitarias, da Universidade Católica Santo António de Múrcia (UCAM), na Espanha, realizará a partir de segunda-feira, dia 5 de maio, até o dia 7, no Mareiro Hotel, o I Seminário Internacional de Integração Pesquisa, Ensino e Serviço, que terá como tema “Políticas de Atenção à Saúde, suas Reformas e Implicações para a Enfermagem: vínculo direto com o Processo de Enfermagem como garantia de qualidade e segurança do paciente”.

Na ocasião, será realizado também o XVIII Enfermaio, evento tradicional e histórico do curso de graduação em Enfermagem. O Enfermaio ocorre sempre no mês de maio em comemoração a Semana Brasileira de Enfermagem, organizado pelos integrantes do Programa de Educação Tutorial, vinculado ao curso.

De acordo com a vice-coordenadora do PPCCLIS, professora Dafne Paiva Rodrigues, com o evento, pretende-se realizar uma análise crítica científica das Políticas Sanitárias, suas reformas e implicações para a Enfermagem com um vínculo direto com a metodologia da assistência de enfermagem para garantia de qualidade e segurança do paciente.

Na programação, o Seminário contará com apresentação de trabalhos científicos, painéis, minicursos, além da conferência magna com o tema “Impacto das políticas de Saúde (Brasil e União Européia)  e das reformas nos modelos de atenção a saúde para a enfermagem na prática clínica e de atenção primaria” e também premiações, que serão divididas entre graduação e pós-graduação. O primeiro lugar da graduação ganhará o prêmio “Professora Ms. Maria Celsa Franco” e o primeiro lugar da pós-graduação ganhará o prêmio “Professora Dra. Maria Socorro Pereira Rodrigues”.

O Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-Ce), a Secretaria de Saúde do Ceará, a Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Ceará (ABEn-Ce) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) são também parceiros no evento.

Mais informações acesse o site do Seminário.