UECE e startup 4WBiotech celebram contrato de incubação

26 de julho de 2021 - 17:03 # # # #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a startup 4WBiotech Pesquisa Serviços e Desenvolvimento de Produtos Ltda, assinaram contrato de incubação, na tarde da última quinta-feira, 22 de julho, na Reitoria da Universidade Estadual do Ceara (Uece), campus Itaperi.

A startup, que está sendo acelerada pelo ICC BioLabs (maior hub de inovação do norte e nordeste do Brasil), visa promover saúde e bem-estar para mulheres com problemas de pele, por meio do desenvolvimento sustentável de dermofitocosméticos nanoformulados inspirados na biodiversidade.

A empresa 4WBiotech é formada por quatro mulheres: Silvana Oliveira dos Santos (advogada, CEO da empresa), Fátima de Cássia Oliveira (graduada e doutora pela RENORBIO, COO da empresa), Maria da Conceição Ferreira de Oliveira (professora titular na UFC, sócia cotista) e Claudia do Ó Pessoa (professora titular na UFC, sócia cotista). A empresa das quatro empreendedoras foi contemplada no edital  I Centelha – Ceará,  um programa da FINEP-FUNCAP e, também, na primeira fase do  II Programa Mulheres Inovadoras 2021 – FINEP.

Durante o encontro, o reitor, professor Hidelbrando Soares, ressaltou que “a Uece, nos últimos 20 anos, consolidou sua pós-graduação e se tornou uma universidade produtora de ciência. Mais recentemente, especialmente nos últimos 10 anos, o conhecimento produzido na Universidade passou a ser transformado em tecnologias.  Com isso, hoje, são mais de 100 ativos de propriedade intelectual com pedido de proteção no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), com uma média de 10 registros anuais de patentes. O processo de incubação de empresas na universidade é também uma estratégia para fortalecer o ecossistema de tecnologia e inovação na instituição e aproximar a produção científica dos setores produtivos. Estamos muito felizes com a incubação da empresa 4WBiotech na UECE, uma empresa de mulheres para as mulheres”.

As empreendedoras foram unânimes em afirmar que “a Uece é bastante conhecida na área de inovação em biotecnologia, pioneira no ensino a distância (EaD), e está sempre de portas abertas para novos desafios que impulsionem o ecossistema de inovação do estado do Ceará e na região nordeste”.

A reunião contou ainda com a presença do chefe de gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz, do assessor especial da Reitoria para Inovação e Empreendedorismo, professor Jerffeson de Souza e do coordenador da IncubaUece, professor Leonardo Rocha.