UECE e SOP assinam termo para elaboração de estudo na Vila de Jericoacoara

25 de junho de 2021 - 14:52 # # #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Superintendência de Obras Públicas (SOP) assinaram termo para elaboração de um estudo de capacidade de suporte ou de carga da Vila de Jericoacoara, no município de Jijoca de Jericoacoara. O estudo será coordenado pelos professores Davis Pereira de Paula e Frederico de Holanda Bastos, do curso de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia (ProPGeo) da UECE.

O Termo de Descentralização de Crédito Orçamentário (TDCO) que prevê a parceria foi assinado pelo reitor da UECE, professor Hidelbrando dos Santos Soares, e o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira Neto, em 4 de junho, e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 10 de junho (Acesse Aqui).

“O estudo deverá, com base no método de capacidade de carga e padrão numérico, definir em termos quantitativos padrões de densidade e de uso e ocupação do solo na Vila de Jericoacoara, tendo como fator limitantes os recursos hídricos”, explica o professor Davis de Paula. O estudo é uma demanda da SOP atendida pela UECE, sendo parte do procedimento de renovação da autorização ambiental para o funcionamento do aeroporto do Polo Turístico de Jericoacoara.

Vista aérea da vila de Jericoacoara

Atendendo solicitação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Seamace) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a SOP demandou que a UECE desenvolvesse a pesquisa, tendo em vista a necessidade de corpo técnico qualificado para e por sua comprovada experiência pela atuação de docentes e pesquisadores em projetos similares realizados anteriormente.