Uece e Secult assinam acordo de cooperação

22 de outubro de 2021 - 08:00 # # # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) a assinaram, na tarde desta quinta-feira (21) no foyer do Theatro José de Alencar, um acordo de cooperação que tem por objetivo a realização de ações conjuntas para implementação de uma politica articulada e integrada, com o fortalecimento da qualificação da gestão cultural e dos campos da formação artística e cultural, assim como na área de produção e difusão de conhecimento em torno das artes e da cultura.

Estiveram presentes o reitor da Uece, prof. Hildebrando Soares e o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, para a assinatura do termo, além do Chefe de Gabinete da Reitoria da Uece, professor Altemar Muniz; a pró-reitora de Extensão da Universidade, professora Lana Nascimento, e a diretora da Editora Uece, professora Cleudene Aragão e diretores de equipamentos e coordenadores da Secult, como o coordenador de Conhecimento e Formação, Ernesto Gadelha.

O reitor, prof. Hildebrando Soares, frisou a antiga parceria com a Secretaria. “Temos com a Secult uma relação amorosa, diria. Tomamos a decisão lá atrás de garantirmos para a cultura popular, a partir do projeto dos metres da cultura, a concessão do título de notório saber a esses mestres. É muito emocionante toda vez que encontro um mestre e há uma identificação deles com a universidade. Temos muita coisa em comum. A Uece está nesse termo com uma missão ousada.”, afirma.

Já o secretário Fabiano Piúba ressaltou a importância da institucionalidade com a assinatura do acordo e também comentou a conquista do título de notório saber aos mestres e mestras da cultura, concedido pela Universidade. “Esse é um dia muito importante para nós da Secult. Existe um legado já entre a UECE e a Secretária. Nosso mantra é de política pública não se conjuga na primeira pessoa ela é uma construção social e coletiva. Assinamos o acordo com satisfação pensando na institucionalidade dessa agenda de conhecimento e formação”, destacou o gestor, que também falou da necessidade da aproximação da universidade com a rede de escolas da cultura, para a emissão de certificados, e sobre a possibilidade de lançar publicações da cultura junto à Editora UECE.

Fotos Felipe Abud (Secult) e informações da Assessoria de Comunicação da Secult.