Uece e SBBf iniciam III Congresso Regional da Sociedade Brasileira de Biofísica

7 de junho de 2017 - 13:54

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com a Sociedade Brasileira de Biofísica, realiza no período de 4 a 8 de junho, o III Congresso Regional da Sociedade Brasileira de Biofísica, no Campus Itaperi.

alt

A cerimônia de abertura aconteceu na noite de segunda-feira, dia 5 de junho, no Auditório Paulo Petrola, com a presença do reitor da Uece, professor Jackson Sampaio; do coordenador de Educação Superior da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), Cândido BC Neto, representando o secretário Inácio Arruda; e da diretora Administrativa Financeira da Funcap, Paula Lenz Costa Lima, representando o presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno.

Participaram também da mesa, o presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica, Antônio José da Costa Filho; do presidente da Comissão Organizadora do evento, José Henrique Leal Cardoso; do diretor do Instituto Superior de Ciências Biomédicas da Uece, Nilberto Robson Falcão do Nascimento; e da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, Lucília Maria Abreu Lessa.

alt

O evento reúne pesquisadores nacionais e internacionais, propiciando a difusão de pesquisas na área de Biofísica, sendo seu principal escopo a integração dos pesquisadores das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Na programação, cursos de Biofísica, “Eletrofisiologia, Canais Iônicos e Modelagem” e “Biofísica da Respiração”, além de seis palestras, quatro simpósios, sessão de pôsteres e uma mesa redonda para discussão do ensino de Biofísica nas regiões Norte e Nordeste. O evento será encerrado quinta-feira, dia 8, com a palestra Efeitos de terpenos e terpenóides de óleos essenciais em canais iônicos de Na+.