UECE é recebida em audiência pela deputada Raquel Marques

22 de outubro de 2013 - 10:09

A deputada Raquel Marques, presidente da Comissão de Ciências Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, recebeu em audiência a pró-reitora de Graduação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professora Marcilia Chagas Barreto, e a coordenadora da Célula de Apoio Pedagógico, professora Cristiane Maria Sampaio Forte, no dia 10 de outubro. O objetivo da audiência foi discutir apoio da Assembleia para ações primordiais à melhoria do funcionamento da Graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) estaduais do Ceará.

Foram discutidos dois pontos fundamentais: o Programa de Preservação da Memória da Graduação, de interesse específico da UECE, e o Programa Formação para Docência na Educação Superior, de interesse da UECE, UVA e URCA.

Sobre o Programa de Preservação, a professora Marcilia Barreto explicitou para a deputada a necessidade de digitalização dos documentos da vida acadêmica dos alunos de graduação. A UECE guarda a documentação de alunos dos seus 38 anos de existência e agrega ainda todos os registros das Faculdades que lhe deram origem. Todo esse material é mantido em papel, correndo o risco de degradação, apesar dos melhores esforços para preservá-los.

Para tratar do Programa de Formação, a Pró-Reitoria de Graduação da UECE representava o interesse das Pró-Reitorias de Graduação das três Universidades estaduais cearenses. A professora Cristiane Forte apresentou o Programa que objetiva melhorar a prática pedagógica dos professores na graduação.

Os professores das universidades estaduais já têm formação em suas áreas específicas de pesquisa, que tem sido fundamental para que elas estejam progressivamente mais bem avaliadas nacionalmente. Entretanto, para fazer frente às dificuldades apresentadas pelos alunos e enfrentar os problemas de retenção e abandono dos cursos de graduação, está sendo discutida pelas Universidades brasileiras uma formação específica para a prática pedagógica nas salas de aula da graduação.

A deputada agendará Audiência Pública para discutir a formação permanente dos professores das IES estaduais. Ela estuda também emenda orçamentária, para 2014, visando disponibilizar recursos para a formação dos professores e para a digitalização da documentação, visando preservar a memória da UECE.