Uece e Prefeitura de Maranguape lançam programa de extensão sobre estudo de gestão de cidades

28 de março de 2016 - 14:54 #

Na manhã última quarta-feira, 23, foi realizada, na sede do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Maranguape, solenidade de lançamento do Programa de Extensão Centro de Referência em Estudos de Gestão de Cidades (GESCID).

alt

O Centro faz parte dos estudos e experiências atualmente desenvolvidas pelo Núcleo de Pesquisa em Gestão, Inovação e Conhecimento (GESTIC), do Programa de Pós-Graduação em Administração, do Centro de Estudos Sociais Aplicadas (Cesa), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com a Prefeitura Municipal de Maranguape.  O Centro de Referência contou também com o apoio Instituto CENTEC.

alt

Ao ato compareceram o prefeito Átila Cordeiro Câmara, o presidente do CENTEC, Francisco Viana, a representante da Secitece, Neila Menezes, a pró-reitora de Extensão da Uece, Claudiana Nogueira de Alencar, o diretor do Cesa, professor Vladimir Spinelli Chagas e os professores do Cesa, Hermano José Batista de Carvalho, coordenador do projeto, e Francisco Roberto Pinto, além de outros técnicos vinculados a essas instituições.

alt

Em suas falas, todos destacaram a importância do projeto que tem como principal objetivo aperfeiçoar o modelo de Gestão Inteligente de Cidades (GIC) implantado naquela cidade, como projeto-piloto, através da incorporação de novos conhecimentos, permitindo a discussão e a difusão de novos conceitos para outras cidades do estado do Ceará. O GESCID terá ainda, como objetivos específicos, reativar o Observatório da Cidade, em Maranguape; articular uma rede de detentores de conhecimento sobre gestão de cidades, para aumentar e qualificar o acervo sobre o tema já incorporado na Uece; e realizar eventos científicos e de capacitação técnica sobre o tema.

O modelo de Gestão Inteligente de Cidades, elaborado pelo grupo de pesquisadores da Uece, busca oferecer à comunidade a oportunidade de se expressar com relação ao seu local de moradia, considerando que são os habitantes os que melhor conhecem os problemas das cidades e também os que podem apresentar as melhores soluções.

O prefeito Átila Câmara, um dos grandes entusiastas do projeto, destacou uma de suas realizações, que é a plataforma Maranguape Inteligente, que permite a qualquer cidadão apresentar, discutir, curtir ou descurtir propostas voltadas para o desenvolvimento daquele município. Destaque-se que o projeto mais votado na plataforma pela população, em 2015, foi o de criação de bibliotecas nos diversos distritos do município, mostrando a preocupação dos maranguapenses com a difusão do conhecimento.